• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 12/07/2004
Últimas Notícias

Projeto transforma aluno em repórter em Jundiaí

O Jornal de Jundiaí vem desenvolvendo o projeto “De olho no futuro” com estudantes da região, visando incentivo à leitura, à pesquisa e à produção de textos, como parte do […]

O Jornal de Jundiaí vem desenvolvendo o projeto “De olho no futuro” com estudantes da região, visando incentivo à leitura, à pesquisa e à produção de textos, como parte do “JJ na Educação”, programa mantido há 10 anos pela empresa.

Sob a coordenação dos professores, os estudantes desenvolvem pesquisas de campo explorando determinados temas dentro da esfera da educação. Os “focas” (jornalistas novatos, na linguagem das redações), que são os alunos, exercem suas atividades após reuniões de pautas, definidas pelos próprios profissionais da redação. O JJ reproduz o formato, a ilustração e o estilo de textos dos alunos, deixando traços da escrita dos “focas”.

De acordo com o coordenador do “JJ na educação” Fernando Bandini, o “De olho no Futuro” é uma boa oportunidade para os estudantes perceberem o dinamismo da produção do noticiário, ao mesmo tempo em que notam as diversas possibilidades de interpretação e análise da realidade. Unindo o interesse pela pesquisa e conhecimento, eles podem ser despertados para a atividade profissional do jornalismo, com seu rico universo de experiências e de conhecimento.

 Alexandre Nunes Peppe