quinta-feira, 09/08/2007

Projeto usa fábulas para estimular contato com os livros

Um projeto desenvolvido durante o primeiro semestre deste ano na escola de Tempo Integral Prof. Pedro Voss, na zona sul da Capital, trouxe novas experiências aos estudantes dentro do Hora […]

Um projeto desenvolvido durante o primeiro semestre deste ano na escola de Tempo Integral Prof. Pedro Voss, na zona sul da Capital, trouxe novas experiências aos estudantes dentro do Hora da Leitura .

Para trabalhar temas como a Lei de Proteção e a posse responsável de animais, a pedagoga Carla Margareth Mocchegiani propôs a leitura de fábulas contendo cachorros como personagens das tramas.

Durante 12 aulas, cento e oito crianças das três classes de segunda série foram estimuladas a relacionar histórias dos livros com situações atuais, ter mais contato com animais domésticos, e até visitar uma loja especializada no comércio e atendimento de cães.

A idéia, agora, é continuar com a proposta de levar ao Hora da Leitura temas de conteúdo social. Para o segundo semestre, por exemplo, Carla já iniciou o trabalho com o tema Brinquedos e Brincadeiras Infantis. Entre as atividades previstas está a construção de brinquedos com caixas de fósforo e outros materiais recicláveis.

“Quero promover a busca do lúdico em sala de aula. Tudo para que a criança, ao ler um livro, possa sentir o prazer que cada brincadeira proporciona, e relacioná-la com as que já conhece”, explica a pedagoga.

Celso Bandarra