quarta-feira, 07/02/2024
Destaque

Provão Paulista: Dois alunos da região de Presidente Prudente são aprovados em medicina na USP

No total, região registrou 181 aprovações nas duas primeiras chamadas do Provão Paulista; aluno de cidade com 1.430 habitantes está entre os futuros médicos da região

A região de Presidente Prudente registrou 181 aprovações na primeira e segunda chamadas do Provão Paulista Seriado. Ao todo, foram 11 estudantes aprovados na Universidade de São Paulo (USP), 49 alunos aprovados na Universidade Estadual Paulista (Unesp), dois aprovados na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e 119 aprovados nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs).

Entre as aprovações, estão duas em medicina. Thiago Hyoshi Almeida Fujioka, 17 anos de idade, concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Prefeito Guilherme Buzinaro e foi admitido no curso de medicina da USP São Paulo. “Apesar de ter uma noção sobre minha pontuação no Provão, definitivamente não esperava essa maravilhosa notícia tão cedo”, conta.

O futuro médico é morador do município de Flora Rica, cidade com 1.430 habitantes, e reconheceu a avaliação como um desafio desde o início, principalmente para um curso tão concorrido. Além de revisar os conteúdos nos finais de semana, ele usou a tecnologia como complemento às aulas na unidade da rede. “As videoaulas no YouTube e bancos de questões me ajudaram a entender melhor onde eu tinha dificuldades e o que precisava aprender”, explicou.

Thiago Hyoshi Almeida Fujioka

Em Presidente Prudente, a estudante Lara Sousa Christofaro, da Escola Estadual Monsenhor Sarrion, foi a outra aluna da rede da região aprovada para medicina na USP Bauru. Além de estudar durante todo o Ensino Médio na escola Sarrion, ela também se formou em inglês e libras no Centro de Estudos de Línguas (CEL), da mesma unidade. “A escola Sarrion é uma instituição exemplar e conta com muitos professores engajados, que fazem questão de torcer pelos estudantes e auxiliá-los tirando dúvidas e esclarecendo conteúdos importantes. A estrutura também é agradável e traz aos alunos um bom ambiente para se estudar, principalmente àqueles que realmente demonstram interesse em aprender”, elogia.

Outros cursos concorridos, como direito, psicologia e odontologia tiveram candidatos classificados na região.

Lara Sousa Christofaro

Em Santo Anastácio, o Provão trouxe a Luiz Henrique Gonçalves Santos, da Escola Estadual Professor Oswaldo Ranazzi, o sonho de se tornar professor de geografia no futuro. Ele conta que o Prepara SP, plataforma de estudo e preparação para os vestibulares, foi um grande aliado, junto com as aulas eletivas — aquelas escolhidas pelos estudantes —, com o tema redação.

O planejamento fez com que o estudante fosse aprovado na Unesp de Presidente Prudente e na Fatec, mas escolheu a primeira opção, inspirado pelo professor Fernando Araújo, que cursou faculdade na mesma universidade.  O apoio da família foi fundamental para essa conquista “Entrar em uma universidade é a resistência de uma família que incentiva os estudos e que sempre deu o seu melhor”, relata, orgulhoso da conquista e sabendo o significado que essa aprovação tem para seus pais, que não concluíram o Ensino Médio.

Luiz Henrique Gonçalves Santos

Terceira Chamada

A terceira chamada do Provão Paulista está prevista para a próxima sexta-feira (9). A chamada será divulgada no portal https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/. As matrículas para estudantes classificados nesta chamada deve ser registrada exclusivamente online e obrigatório sob o risco de perda da vaga.

Bolsa auxílio

Calouros da USP, Unesp e Unicamp podem se beneficiar com bolsas de alimentação, auxílio moradia e outras iniciativas que colaboram para a permanência do estudante no ensino superior. As solicitações devem ser feitas no ato da matrícula, ou de acordo com calendário das universidades.