• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 07/02/2024
Destaque

Provão Paulista e o Porto de Santos: 18 estudantes da Baixada Santista são aprovados em gestão portuária

Alunos da rede estadual foram classificados para a Fatec de Santos; Fernanda Araújo Carvalho dos Santos é a primeira da família a estar em uma faculdade pública

Na Baixada Santista, 18 estudantes da rede estadual de ensino foram classificados para o curso de gestão portuária na Faculdade de Tecnologia (Fatec) Rubens Lara, de Santos, com o Provão Paulista Seriado, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) que garante acesso direto ao ensino superior. Fernanda Araújo Carvalho dos Santos, de 18 anos de idade, está entre os aprovados. A jovem, será a primeira pessoa da família em uma faculdade pública.

Além de ser conhecido mundialmente, o Porto de Santos já faz parte da vida de Fernanda. A estudante mora em São Vicente e viu no “vizinho”, o porto, uma oportunidade para o futuro. A confirmação do que vem pela frente veio na última sexta-feira (2), quando o nome da jovem estava na segunda chamada para a Fatec da cidade.

Fernanda se formou na 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Armando Victorio Bei. “Eu estou muito feliz com minha aprovação. Eram poucas as vagas no Sisu e perdi um pouco as esperanças. A aprovação no Provão Paulista veio de surpresa e foi no melhor momento possível. Estou muito feliz e toda a minha família também, com todos me apoiando’’, conta.

Durante o ano, Fernanda estudava no caminho para a escola e para o trabalho, além de se dedicar à preparação para os vestibulares aos finais de semana. Com o incentivo da professora Joyce Santos de Souza, de biologia, Fernanda passou a usar a plataforma Me Salva!, além de recorrer a outras mídias para também assistir mais aulas e fazer mapas mentais.

‘’Levem o Provão Paulista a sério, ele pode garantir o seu futuro. Aproveitem a oportunidade e estudem bastante, pois é uma chance extraordinária de ir, da escola, diretamente para a faculdade’’, aconselha Fernanda aos estudantes que ingressarão em 2024 na 3ª série do Ensino Médio.

A terceira chamada do Provão Paulista está prevista para a próxima sexta-feira (9).

Confira os dados de aprovações no Provão Paulista na Baixada Santista:
• 224 aprovações
• 34 estudantes aprovados na USP
• 12 aprovados na Unesp
• Sete aprovados na Unicamp
• 170 aprovados nas Fatecs
• 18 aprovados em gestão portuária, dois em medicina e quatro em direito

Fernanda Araújo Carvalho dos Santos