• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 23/08/2012
SPEC

“Quando não reconheço o outro, ele se torna inexistente”

O antropólogo Luiz Eduardo Soares comenta a importância do olhar da escola para o aluno no 1º Seminário de Proteção Escolar O 1º Seminário de Proteção Escolar, que acontece até […]

O antropólogo Luiz Eduardo Soares comenta a importância do olhar da escola para o aluno no 1º Seminário de Proteção Escolar

O 1º Seminário de Proteção Escolar, que acontece até amanhã (24) no Complexo do Memorial da América Latina, abordou nesta quinta-feira (23) o tema “Segurança pública e escola: dimensionamento de riscos e ações”. Ministrada pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares, ex-secretário nacional de Segurança Pública e coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro, o profissional abordou a questão da importância de compreender o que se passa dentro do ambiente escolar.

“A criança que começa a apresentar problemas de agressividade é considerada um problema na escola. Entretanto, é importante verificar se esta criança não está com problemas e situações dramáticas em seu cotidiano que acabam afetando-a gravemente.É importante a questão do ‘olhar’ para o aluno. Quando eu paro e olho para alguém, eu passo a reconhecê-lo. Quando eu não reconheço o outro, ele se torna inexistente”.

Continue acompanhando a programação do Seminário amanhã, ao vivo no portal, às 16h30.  O tema da última conferência será “Proteção integral à criança e ao adolescente: responsabilidade coletiva”, com o procurador da Justiça do Ministério de São Paulo, Paulo Afonso Garrido de Paula.

Leia mais:

Veja a programação completa
Conheça os participantes das mesas de debates