• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 08/06/2015
Pais e Alunos

Quatro mil alunos da capital são capacitados para atuar em emergências cardíacas

Iniciativa aconteceu em um mutirão ocorrido no último sábado (6)

A Educação, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), promoveu uma atividade com cerca de 4 mil estudantes da rede estadual. Todos foram capacitados em um mutirão ocorrido no último sábado (6), e agora estão certificados para atuar em caso de emergências cardíacas. A missão destes alunos é levar os conhecimentos adquiridos para a comunidade, com o apoio dos professores.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Desde o início do bimestre, eles receberam orientações sobre técnicas de ressuscitação cardiopulmonar e massagens torácicas que podem salvar vidas. Os alunos foram incentivados a elaborarem bonecos com material reciclável – garrafa pet – para que fossem utilizados nos exercícios de ressuscitação. Além dos médicos da Socesp, professores de arte, ciências, além dos educadores da escola da família também participaram das oficinas.

“A proposta foi atuar de maneira interdisciplinar. Para fazer os bonecos, os alunos tiveram que estudar quais são os fatores que podem culminar em uma emergência cardíaca. Fizeram isso de maneira lúdica e agora todas as escolas foram orientadas a continuar o trabalho e multiplicar os conhecimentos”, afirma Deisi Romano, da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), da Educação.

De acordo com a Socesp, as chances de sobrevivência de um infartado são ampliadas em quatro vezes quando o paciente está perto de alguém que seja capaz de reconhecer os sintomas da ocorrência, de pedir o socorro adequado e iniciar os procedimentos de massagem.