Alunos, professores e gestores da rede estadual estão convidados a responder questionários sobre o clima escolar e a convivência na escola. A pesquisa integra o Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar, o Conviva SP, lançado pela Secretaria Estadual da Educação no último mês.
Os questionários são direcionados a cada um dos públicos e baseados em três pilares: relações sociais e conflitos na escola; regras, sanções e segurança; e situações de intimidação entre os alunos. O objetivo é gerar dados que traduzam o clima e a vulnerabilidade de cada escola para a implementação do Método de Melhoria de Convivência Escolar (MMCE).
“O Conviva SP espera garantir um ambiente harmônico no ambiente escolar, com respeito e integridade, e elevar os índices de aprendizagem dos alunos”, pontua o secretário executivo Haroldo Rocha. O acesso ao questionário será feito pela Secretaria Escolar Digital, por meio de senha. Cada pessoa só poderá responder uma vez. Eles ficam disponíveis até o dia 14 de novembro.
Cada um dos questionários tem cerca de 50 perguntas, e necessita de 15 a 20 minutos para ser respondido. A pesquisa foi elaborada por uma equipe de pesquisadores Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), ligado à Unesp, com apoio da Fapesp e da Fundação Lemann.
“É importante que tanto os servidores quanto os alunos devem ser muito sinceros nas respostas, sem ter a preocupação com o anonimato, já que elas serão agrupadas e analisadas exclusivamente em grupos”, explica a profa. dra. Márcia Mello.
Os dados recolhidos irão guiar o diagnóstico de cada escola, estruturado pela Educaçã a partir dos resultados dos questionários e devolvidos às unidades ainda no mês de dezembro. Os dados vão gerar insumos para que as escolas desenvolvam e discutam a implementação do MMCE durante o planejamento escolar do ano letivo de 2020.