• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 16/07/2012
Últimas Notícias

Rádio escola: hits musicais no intervalo acalmam e divertem os alunos

Escola da zona leste da capital cria rádio, diminui agressões e aumenta respeito entre estudantes A música tem o poder de acalmar. Para os jovens, a música proporciona um encanto […]

Escola da zona leste da capital cria rádio, diminui agressões e aumenta respeito entre estudantes

A música tem o poder de acalmar. Para os jovens, a música proporciona um encanto muito maior, trazendo alegria, diversão e muitas vezes, definindo um estilo de vida. Sabendo disso, há 10 anos, a equipe pedagógica da E. E. Dom Miguel Kruse, zona leste da capital paulista, criou a Rádio Kruse.

Durante o intervalo da turma do Ensino Médio, os educadores decidiram tocar músicas com o objetivo de acalmá-los, já que identificaram desentendimentos constantes e o crescimento das agressões físicas. A ideia deu certo!

Após dez anos, o balanço é superpositivo. “As brigas – verbais e corporais – não existem mais. O respeito entre as crianças aumentou, pois perceberam que os gostos musicais podem ser diferentes, mas isso não é motivo para se agredir”, comenta a Gerson Ananias de Oliveira, professor coordenador da unidade de ensino e idealizador do projeto.

Cada dia, a rádio Kruse toca estilos diferentes, indo do rock a MPB. Os responsáveis pela programação são os estudantes integrantes do grêmio da escola.

Além de muita música, os alunos, professores e todos os funcionários da unidade de ensino podem passar recados, como período de provas, entrega de trabalhos, declarações de amor e de amizade e informativos pedagógicos (pontos facultativos, reuniões de pais e mestres).