terça-feira, 01/11/2016

Reforma do Ensino Médio: veja o que vai acontecer na rede estadual paulista

Nada será mudado antes de um amplo debate com equipes gestoras, professores e comunidade

O Governo Federal anunciou no mês de setembro que o Ensino Médio das escolas públicas de todo o país passará por uma ampla reforma educacional em 2017. Um dos grandes desafios da educação brasileira, uma vez que esta etapa da Educação Básica atende 1,5 milhão de alunos no Estado de São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Cada vez mais democrática, a Educação definiu que nada será mudado em São Paulo antes de um amplo debate com dirigentes, supervisores, diretores, professores e os próprios estudantes. Para o próximo ano letivo, portanto, a carga horária diária das escolas regulares segue a mesma, inclusive no Programa de Tempo Integral

O processo de atribuição de aulas/classes para os professores continuará igual ao adotado pela rede no ano passado. O cadastro online deve ser feito obrigatoriamente pelos docentes efetivos e temporários que querem atuar em 2017.

Além disso, os alunos da 3ª série do Ensino Médio participarão normalmente neste ano das provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). O exame está marcado para os dias 29 e 30 de novembro.

Gestão Democrática nas escolas estaduais

A Educação está discutindo a modernização da gestão democrática nas escolas públicas paulistas. A ideia é unir todos os interessados – estudantes, professores, gestores, servidores, pais, responsáveis e sociedade civil – no esforço coletivo de aperfeiçoamento de Grêmios Estudantis, Conselhos de Escola e Associações de Pais e Mestres.

O objetivo do projeto é ampliar a cultura democrática no cotidiano das escolas e de sua comunidade.

Clique aqui e saiba como contribuir para o desenvolvimento do Projeto Gestão Democrática.