terça-feira, 22/09/2015
Pais e Alunos

Região de Araraquara ganha nova unidade do programa Creche Escola

Unidade recebeu investimento de R$ 1,5 milhão; local tem capacidade para atender 130 crianças

No último sábado (19), o governador Geraldo Alckmin e a dirigente regional de ensino da região de Araraquara, Maria José Serra Vicente Zaccaro, inauguraram uma nova unidade do programa Creche Escola, no município de Gavião Peixoto.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Intitulada de EMEI Antônia Cammarosano Barsaglini, a nova unidade irá beneficiar cerca de 130 alunos de 0 a 5 anos. O local possui sete salas e dois berçários com fraldário e lactário, uma secretaria, um refeitório, banheiros e área de serviço. O espaço contempla também uma estrutura acessível e respeita os critérios de sustentabilidade.

Durante a inauguração, o governador Geraldo Alckmin destacou o benefício da Educação Infantil. “A creche é uma necessidade. Ela tem um lado social que é de permitir a família para a realização de outras tarefas e atividades, e a criança estará bem cuidada. E tem o lado educacional, porque a criança que faz a creche e depois a EMEI, entra no primeiro ano do Ensino Fundamental já alfabetizada”, completa.

“Como educadora eu considero que a educação infantil é a base de tudo. Os alunos de hoje da Educação Infantil serão os nossos alunos do Ensino Fundamental e, posteriormente, do Ensino Médio. E quando a gente começa com uma base boa e construtiva, conseguimos um trabalho mais eficiente no decorrer da escolaridade de nossos alunos”, explica Maria José Zaccaro, Dirigente Regional de Ensino de Araraquara.

Lançado em setembro de 2011, o Creche Escola foi desenvolvido em parceria entre as Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social e de Educação. O programa é aberto a qualquer município do Estado interessado na construção de unidades de ensino infantil, com a supervisão e todo suporte da Educação.

A iniciativa funciona por meio da transferência de recursos para construções, reformas, ampliações e aquisições de equipamentos. O objetivo é ampliar o atendimento, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. O interessado em saber mais sobre o Creche Escola pode acessar uma página exclusiva voltada para o programa da Educação.