Na cidade de Franca há um núcleo onde a poesia floresce através dos versos do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. Trata-se da Escola Estadual Ângelo Scarabucci, onde freqüentemente, alunos, professores e funcionários se reúnem para ler e declamar os poemas do autor.
A atividade não se tornou uma obrigação para os participantes. Pelo contrário. Quem não tinha proximidade com este universo, que mistura sentimentos e palavras, logo percebeu que se trata de uma das mais prazerosas formas de comunicação.
A desenvoltura ao falar em público também foi trabalhada pelos educadores. E desta releitura de toda a obra de Drummond todos saíram satisfeitos. Os funcionários, por terem a possibilidade de interagir com os alunos de uma maneira menos burocrática. Os alunos, por entrarem em contato com a mescla de ternura, dramaticidade e profundidade das obras. E os professores, por conhecerem em cada verso recitado um novo e surpreendente enfoque sobre a vida. Afinal, eles também são eternos aprendizes.
Eugenio Goussinsky