• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 01/12/2015
Professores e Funcionários

Reorganização: profissionais poderão escolher escola em que irão atuar

Unidades reorganizadas terão regime de transferência especial para funcionários

Com o objetivo de estabelecer normas, critérios e procedimentos que assegurem legitimidade e transparência na movimentação do quadro de pessoal nas escolas reorganizadas, a Educação publicou no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (1), o decreto que garante a estabilidade de seu quadro de funcionários durante o processo de reorganização. 

– Clique aqui e acesse o decreto na íntegra

A medida visa tranquilizar os profissionais, que não perderão seus direitos durante o remanejamento, entre eles o aumento salarial decorrente da avaliação pelo mérito – política salarial que permite que os educadores evoluam na carreira a partir de oito níveis de progressão salarial com intervalos de três anos e aumentos de 10,5% sobre o salário.

Outros benefícios mantidos são o adicional, sexta-parte e aposentadoria, a evolução acadêmica e não acadêmica, licença prêmio, gratificação de gestão educacional para os diretores de escola, a designação imediata de professor coordenador e vice-diretor, bem como de gerente de organização escolar.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Os professores das escolas reorganizadas, que fazem parte do quadro de funcionários, poderão escolher as unidades onde irão trabalhar, mantendo a jornada na qual estejam incluídos, considerado o tempo no cargo e no magistério”, explica a coordenadora de Gestão de RH da Secretaria da Educação, Cleide Bochixio.

Caso não haja cargo equivalente na mesma diretoria de ensino, o professor poderá escolher uma unidade em um município limítrofe ou até mesmo em diretorias da sua preferência. As solicitações serão analisadas pelas próprias administrações regionais envolvidas.

Segundo Bochixio, o grande ganho é a garantia do adicional de insalubridade durante a transferência para os agentes de serviço escolar. “Eles continuarão recebendo esse benefício quando forem transferidos, desde que exerçam as mesmas atividades na escola de destino”, esclarece a coordenadora.

O processo de reorganização criará 754 escolas de segmento único, ou seja, que atendam exclusivamente uma faixa etária de ensino. O processo facilita a gestão das escolas e diminui o conflito entre os estudantes. Estudos da Secretaria da Educação demonstram que unidades de ensino com segmento único têm desempenho superior às demais. Saiba mais.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação