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segunda-feira, 09/02/2015
Saresp

Resultados do Saresp 2014 mostram melhora da rede estadual em todos os ciclos de ensino

Números indicam elevação das médias no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º série do Médio

O ano letivo de 2015 traz uma boa novidade para os 4 milhões de alunos da rede estadual de ensino. O Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) referente a 2014 mostra que em todos ciclos de ensino – anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – houve melhora do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (9), pelo governador Geraldo Alckmin.

Em Língua Portuguesa, o 5º ano do Ensino Fundamental chegou, em 2014, à média de 203,7, frente 199,4 em 2013. No 9º ano, a educação paulista teve em 2014 a média de 231,4, frente 226,3 no ano anterior. No Ensino Médio o resultado avançou de 262,7 para 265,6.

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Em Matemática, os estudantes da rede estadual tiveram média de 216,5 no 5º ano do Ensino Fundamental, frente 209,6 em 2013. No 9º ano, a média de 2014 foi de 243,1 – no ano anterior era de 242,6. Por fim, no Ensino Médio de São Paulo passou de 268,7 para 270,4.

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“É um resultado satisfatório, não há dúvida. Mas em educação o avanço é sempre em longo prazo. O Saresp é importante porque avalia os programas já implementados – e direciona novas ações. As médias consolidam iniciativas que ampliam a permanência dos nossos alunos nas escolas, o investimento em um currículo unificado e a capacitação constante dos nossos professores, além do aprimoramento dos programas de reforço oferecido aos alunos”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Por níveis

Além das médias, o Saresp permite uma avaliação dos estudantes por nível de proficiência – Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado -, em cada ciclo de aprendizagem, nas disciplinas de matemática e língua portuguesa.

Em Língua Portuguesa, o 5º ano teve 86,6% dos estudantes nos níveis Básico, Adequado e Avançado. Em 2013 o percentual era de 83,9%. O 9º ano teve 73,9% nestes três níveis em 2014, contra 70,0% no ano anterior. No Ensino Médio, 66,2% chegaram aos três níveis – em 2013 eram 60,3%.

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Em Matemática o resultado é também positivo. No 5º ano passou-se de 74% dos alunos nos níveis Básico, Adequado e Avançado em 2013 para 78,7% em 2014. No 9º ano houve uma pequena redução: de 63,6% em 2013 para 63% em 2014. No Ensino Médio, o avanço foi de 45,1% para 46,1%.


Próximos passos

A Educação implanta neste ano um novo programa de reforço escolar que levará para sala de aula uma hora a mais de estudo por dia de Língua Portuguesa e Matemática. As aulas vão ocorrer três vezes por semana para cada disciplina e serão voltadas aos estudantes que eventualmente apresentarem dificuldades no aprendizado. As turmas do reforço serão definidas com base no desempenho escolar que apresentarem nas provas bimestrais. Também para apoiar os professores, a Educação vai aplicar, já em fevereiro, uma avaliação diagnóstica para identificar as habilidades e conhecimentos de todos os estudantes da rede.

Um jogo virtual está em fase final de desenvolvimento pelos especialistas em tecnologia educativa da Educação, o mesmo time que já colocou no ar o Currículo+, plataforma que disponibiliza duas mil atividades online. São três tipos de games, para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio, que auxiliarão os professores no objetivo de recuperar os conteúdos. Também como material de apoio para o reforço, as cinco mil escolas vão receber orientações com sugestões de exercícios elaborados pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).