• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 28/12/2019
Diogo Moreira/A2img
Destaque

Retrospectiva: EJA abriu oportunidades para todas as idades em 2019

Campanhas e inscrições durante todo o ano letivo fizeram parte do EJA em 2019

Quem quer voltar para a sala de aula e concluir os estudos teve uma oportunidade de ouro neste ano na Educação: ficaram abertas o ano inteiro as inscrições para aulas na na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2020 o processo se repete, e basta o interessado ir até a unidade que deseja e fazer seu cadastro.

Cada início de semestre representa uma nova entrada de pessoas interessadas em completar os estudos no EJA, que forma pessoas para que elas sigam os estudos e possam ter mais oportunidades. “É muito importante perceber o quanto é significativo esse momento inicial para cada um deles. A decisão de retomar os estudos representa uma mudança em seu projeto de vida”, pontua a coordenadora da EFAPE, Cristina Mabelini.

Os cursos da EJA recebem pessoas com características diversificadas, com histórias e experiências de vida singulares. Atualmente, são oferecidos dois modelos de cursos de EJA na rede estadual de ensino que atendem aos Anos Finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio: o curso de presença obrigatória e o curso de presença flexível. A escolha pode ser feita no ato da matrícula em 2020.

Maria das Graças, cozinheira experiente, é uma das estudantes que completou os estudos na CEEJAd e Carapicuíba. Ela retornou às salas de aula para tentar uma chance de promoção. “Não importa o quanto você saiba ou tenha aprendido dentro da cozinha, todos ainda querem o conhecimento que só vem da sala de aula”, avalia.

Para a professora de Geografia Rosa Maria dos Santos Silva, do CEEJA de Carapicuíba, o EJA cumpre mais do que o papel de completar o estudo, mas reforça a independência e cidadania de cada indivíduo. “Ajudar essas pessoas a resgatarem sua autoestima e buscarem novas formas de voltar ao mercado me fez notar a força que temos”, afirma.

Atualmente a rede estadual de São Paulo possui 190 mil alunos de EJA matriculados em 1.100 escolas de todo o estado de São Paulo. Na EJA o projeto pedagógico prevê, além do currículo oficial, atividades que dialoguem com a vida profissional e cotidiano dos alunos.