• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 31/01/2019
Governo do Estado de São Paulo
Últimas Notícias

Saiba como higienizar os brinquedos das crianças

A limpeza deve ser feita a cada 15 dias

Os brinquedos infantis são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Devido a esse contato direto estão propensos a sujeiras e bactérias se tornando um canal de transmissão de doenças e infecções.

É importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos a higienização dos brinquedos. Essa limpeza deve ser feita a casa 15 dias para evitar complicações para a saúde. “A limpeza dos itens infantis é fundamental para que a brincadeira seja segura e saudável, além de aumentar a vida útil dos brinquedos. Cada tipo de material merece um cuidado diferente”, ensina a dona de casa Marieta Silva.

Convidar as crianças pode ser uma ótima alternativa para mostrar a importância de cuidar dos seus próprios pertences. “Antes de mais nada, é preciso que o produto respeite regras básicas de segurança. Dessa forma é possível comprar o brinquedo dos sonhos das crianças sem colocar a saúde em risco”, afirma Sérgio Sarrubo, diretor do hospital estadual Darcy Vargas.

Saiba como higienizar os diferentes tipos de materiais:

Brinquedos de banho

Depois do banho, seque os brinquedos e retirem do banheiro, pois o ambiente continua úmido e isso pode gerar fungo e mofo.

EVA

Para evitar manchas e fungos, utilize um pano umedecido em água ou álcool. É preciso secar bem de preferência ao sol.

Plástico ou borracha

Coloque os brinquedos de molho em água morna com vinagre ou detergente. Depois esfregue a sujeira que sairá facilmente.

Brinquedos com apito (exceto eletrônicos)

É permitido lavar com um pouco de água e sabão. Não coloque o brinquedo de molho ou em água corrente para não estragar o barulho do apito.

Metal

Brinquedos de metal não podem ficar úmidos, pois podem enferrujar. É preciso ter cuidado em não deixar a peça úmida, pois ela pode enferrujar. A limpeza pode ser feita com pano e álcool. Dessa forma, a umidade evapora mais rápido.