• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/05/2005
Últimas Notícias

Santos abre comemorações pelos 100 milhões de participantes do programa

Secretário adjunto, Paulo Barbosa, participa do evento Neste domingo, dia 22, o Estado de São Paulo começa as comemorações da marca de 100 milhões de participantes no Programa Escola da […]

Secretário adjunto, Paulo Barbosa, participa do evento

Neste domingo, dia 22, o Estado de São Paulo começa as comemorações da marca de 100 milhões de participantes no Programa Escola da Família. Na Baixada Santista, o evento acontecerá em duas unidades escolares. Na Diretoria de Ensino de Santos, o evento acontecerá na Escola Estadual Neves Prado Monteiro, em Santos, a partir das 10 horas, com a presença do secretário adjunto de Estado da Educação, Paulo Alexandre Barbosa. E na Diretoria de São Vicente na EE Reinaldo Kuntz Busch, em Praia Grande, no mesmo horário.

Na ocasião serão prestadas homenagens a personagens que se destacaram pela atuação, dedicação e envolvimento no Programa. As atividades programadas contemplam os quatro eixos desenvolvidos pelo programa: cultura, esporte, saúde e educação para o trabalho.

Em Santos, na EE Neves Prado a apresentação musical ficará por conta da Banda da Polícia Militar. Comandantes da ronda escolar da região serão homenageados pelo policiamento escolar ostensivo. Os gestores e educadores profissionais das escolas estaduais que atingiram o maior número de participações nos municípios da Baixada Santista também serão homenageados.

O Escola da Família é uma realização da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Unesco, Instituto Ayrton Senna e Instituto Faça Parte. Lançado em agosto de 2003, o Escola da Família visa abrir as portas das escolas estaduais aos finais de semana oferecendo atividades diversas para alunos, pais, professores e comunidade do entorno escolar.

Para desenvolver o trabalho, o Programa conta com uma estrutura montada nas unidades aos finais de semana. São educadores profissionais (graduados), educadores universitários (bolsistas), educadores voluntários, gestores de escola, coordenadores de área, supervisores de ensino e assistentes técnicos pedagógicos. Além disso, semanalmente são realizadas reuniões nas sedes das Diretorias de Ensino para monitoramento dos trabalhos.

Diminuição dos índices de violência nas escolas estaduais; apropriação, recuperação e manutenção do espaço físico escolar pela comunidade; resgate da convivência familiar na escola e ampliação dos horizontes culturais dos participantes são alguns dos benefícios gerados pelo programa durante 1 ano e 9 meses de funcionamento.