• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 20/08/2002
Últimas Notícias

São Paulo é recordista em participação de alunos no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano

Meio milhão de estudantes paulistas farão a prova neste domingo, dia 25 de agosto Por mais um ano, o Estado de São Paulo é recordista em números de inscritos no […]

Meio milhão de estudantes paulistas farão a prova neste domingo, dia 25 de agosto

Por mais um ano, o Estado de São Paulo é recordista em números de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2002. No próximo domingo, dia 25 de agosto, a partir das 13 horas, 542.466 estudantes farão a prova em todo o Estado. Isso representa cerca de 96% dos alunos que concluem o Ensino Médio, que em 2001, foram 559 mil. No país, 1,8 milhão de estudantes devem prestar o exame, em 600 municípios.

A finalidade do ENEM é oferecer uma referência para auto-avaliação, orientar escolhas profissionais futuras e servir como modalidade alternativa ou complementar aos processos seletivos para ingresso no ensino superior e mercado de trabalho. No Brasil, mais de 330 instituições de ensino superior, entre elas USP, Unicamp e Unesp, utilizarão os resultados desta avaliação em seus vestibulares. A relação de todas as instituições participantes pode ser encontrada em www.inep.gov.br/enem/universidades.

Devido ao recorde de inscrições em São Paulo, para este ano o MEC aumentou de 70 para 124 o número de municípios pólos. Confira os dados gerais do ENEM em suas aplicações em São Paulo:

Ano N° de inscritos Municípios

Pólos – SP

Brasil São Paulo

1999 346.953 154.268 66

2000 390.180 177.965 69

2001 1.600.000 465.977 70

2002 1.818.665 542.466 124

O EXAME

A prova tem 63 questões de igual valor e uma redação. É interdisciplinar e contextualizada e avalia o domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade.

Cada participante receberá, a partir da segunda quinzena de novembro, no endereço indicado na inscrição, o Boletim Individual de Resultados, com duas notas: uma para a parte objetiva da prova e outra para a redação e, ainda, uma interpretação dos resultados obtidos para cada uma das cinco competências avaliadas nas duas partes da prova.

Os resultados individuais são sigilosos e não serão divulgados por meio de publicação ou instrumentos similares, mas as instituições interessadas – estabelecimentos de ensino superior e empresas – poderão ter acesso ao resultado individual de qualquer participante desde que obtenham a sua autorização.

Somente o participante poderá autorizar a utilização dos resultados que obteve no ENEM. As escolas, que tiveram mais de 90% de seus alunos matriculados na terceira série do Ensino Médio presentes ao ENEM, poderão solicitar um boletim com a média dos resultados de seus estudantes. Esse boletim informa também a nota média do País, possibilitando uma comparação dos resultados. O documento é gratuito para as escolas públicas. Para as escolas particulares será cobrada a taxa de R$5,00 por aluno.

HISTÓRICO

Realizado desde 1998, o ENEM é um exame voluntário, oferecido anualmente aos concluintes ou egressos do ensino médio. Desde 2001, os alunos matriculados na terceira série do Ensino Médio em escolas públicas e os que concluíram, no último ano, a Educação de Jovens e Adultos, tiveram isenção da taxa de inscrição. Também foram beneficiados com a gratuidade, os estudantes da rede privada e os que terminaram o ensino médio em anos anteriores, mediante declaração de carência.

SERVIÇOS

Domingo – 25 de agosto – das 13 às 18 horas

Abertura dos portões – 12 horas

Fechamento – 12h55 (não será permitida a entrada do inscrito que se apresentar após este horário)

Término – O participante só poderá deixar a sala na qual estará realizando a prova a partir das 15 horas. Para sair portando o caderno de questões do Exame, o inscrito só deverá deixar a sala a partir das 17 horas.

Documentos necessários – Cartão de Confirmação de Inscrição, documento de identidade com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho) e folha de respostas do questionário socio-econômico devidamente preenchido.

Deverá levar apenas lápis preto n.º 2, caneta esferográfica de tinta preta e borracha macia.

Cartão de inscrição

O inscrito que não recebeu ou perdeu o cartão de inscrição deverá dirigir-se ao local onde fez a inscrição para obter informações sobre o seu local de realização da prova. Também poderá procurar as agências dos Correios, ligar para o telefone 0800616161 ou acessar o site www.inep.gov.br/enem

Questionário socio-econômico

Além do cartão de inscrição, o participante recebeu o questionário socio-econômico que deve ser respondido com antecedência e não no dia ou nos momentos que antecedem o Exame. O questionário deve ser entregue ao fiscal da sala de prova.

Quem não recebeu ou perdeu o questionário, deverá solicitá-lo ao fiscal de prova no momento da realização do exame. Neste caso, o participante deverá responder o formulário em casa e enviar pelos Correios.