Faltam apenas alguns dias para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016. No próximo sábado (5) e domingo (6), cerca de 500 mil alunos da rede estadual paulista matriculados na 3ª série do Ensino Médio serão avaliados nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Código.
Para ajudar nos estudos, a Educação, por meio do site Guia do Estudante, selecionou os autores que mais são citados nas provas. Confira a lista:
Autores modernistas: no Enem caem muitas questões relacionadas ao modernismo. Então é importante estudar bastante autores como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Manuel Bandeira ou Oswald de Andrade. Também caem conceitos sobre a Semana da Arte Moderna, de 1922.
Autores realistas e modernistas: todos os anos, pelo menos uma questão sobre autores de realismo ou romantismo cai na avaliação nacional. Portanto, fique atento à história de Machado de Assis e Aluísio de Azevedo. Estes movimentos têm sido cada vez menos frequentes na prova, mas é sempre bom ficar atento e estudá-los, afinal, melhor prevenir do que remediar, não é?
Literatura contemporânea e simbolismo: fique ligado em autores como o poeta Cruz e Sousa, Cecília Meireles e Augusto dos Anjos. Também é importante estudar autores contemporâneos como Rubem Fonseca e Luiz Fernando Verissimo, referências no segmento.
Plataformas de preparação para o Enem
Os alunos do Ensino Médio que irão fazer o Enem nesse ano ganharam uma nova ferramenta de preparação para a avaliação nacional. Trata-se da “Hora do Enem”, plataforma online que reúne um conjunto de ações, como simulados e vídeoaulas sobre o Enem. Saiba mais aqui.
Além disso, a Educação oferece, por meio da Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp), o Cursinho Pré-universitário, plataforma interativa que utiliza a linguagem de games e aulas compostas por vídeos, além de simulados e questões e temáticas que caíram nos principais vestibulares realizados nos últimos 10 anos, como USP, Unicamp e Unesp e também do Enem. A plataforma é dividida por área de conhecimento e pode ser acessada por estudantes a partir da 1ª série do Ensino Médio.