• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 04/03/2009
Últimas Notícias

Secretaria capacita 600 diretores sobre programa Acessa Escola

Iniciativa transforma salas de informática de escolas estaduais em espécies de “lan houses” A Secretaria de Estado da Educação, por intermédio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, realiza até […]

Iniciativa transforma salas de informática de escolas estaduais em espécies de “lan houses”

A Secretaria de Estado da Educação, por intermédio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, realiza até esta sexta-feira, 6 de março, treinamento com 600 diretores de escolas estaduais da capital. O objetivo é atualiza-los sobre o Acesso Escola, projeto que transforma salas de informática em espécies de “lan houses”, abertas durante todo o horário letivo para uso de estudantes.

O diretor de escola é considerado um dos protagonistas do Acessa Escola, pois deve indicar o melhor espaço para estruturação da sala de internet, autorizar e fiscalizar a execução das obras e a instalação do mobiliário e equipamentos e atribuir vagas e apontar a presença dos estagiários. É também o diretor quem promove a integração do Acessa Escola com a rotina escolar.

O Acessa Escola transforma as salas de informáticas das escolas estaduais que têm Ensino Médio. Entram computadores de última geração (18 unidades, em média), nova impressora e internet banda larga. A sala passa a ficar aberta nos três períodos letivos: manhã, tarde e noite, sempre monitorada por estudantes daquela mesma unidade. Nas escolas que abrem aos finais de semana (Escola da Família), a sala fica disponível para uso dos moradores do bairro. Mesas e cadeiras são re-adequadas.

“O Acessa Escola é um programa para toda a comunidade escolar. O diretor precisa ser o comandando do projeto em sua escola. Nosso objetivo é otimizar o uso em todos os períodos. Para isso temos a internet banda larga, temos equipamentos de última geração e móveis adequados e resistentes”, afirma Maria Amélia Kuhlmann, coordenadora do projeto.

Iniciado em agosto de 2008, o Acessa Escola já proporcionou cerca de 500 mil atendimentos a alunos, que usam o computador para se comunicar, realizar pesquisas e aproveitar todas as oportunidades que a internet oferece. Na primeira fase de implantação o governo do Estado contratou e capacitou 2.177 estagiários de Ensino Médio, que estudam nas próprias escolas estaduais, e 140 estagiários universitários para apoio ao programa. Até 2010, 3.557 escolas da rede estadual que oferecem ensino médio terão o Acessa Escola.

Ao todo, até o fim do projeto (em 2010), a Secretaria selecionará 12.242 estagiários para as salas de informática. Cinco mil já foram escolhidos ­­- 2.100 começaram ano passado e o restante em 2009. A carga horária de trabalho é de 4 horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). O contrato de estágio é de até 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. O tempo mínimo de contrato é de seis meses. Todos os estagiários são supervisionados por assistentes técnico pedagógicos das Diretorias de Ensino.