terça-feira, 22/08/2006

Secretaria de Estado da Educação lança projeto socioambiental

“Em Nome da Vida”, nome dado à iniciativa, tem como objetivo conscientizar alunos e educadores sobre a importância da preservação do meio ambiente O modelo de crescimento econômico realizado por […]

O modelo de crescimento econômico realizado por diversos países gerou enormes desequilíbrios. Se por um lado nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia a dia. A realidade vivida em todo o planeta traz à tona o debate em torno do desenvolvimento sustentável, que concilia crescimento econômico com a preservação ambiental e o fim da pobreza no mundo. O assunto virou tema de diversas discussões mundiais e serve como linha de conduta seguida por diversos órgãos públicos e empresariais.

A participação do Estado

Consciente da importância deste modelo de atuação e pensamento, a Secretaria de Estado da Educação lançou nesta terça-feira, dia 22 de agosto, o projeto socioambiental “Em Nome da Vida”, que tem como objetivo incrementar a educação ambiental, discutida de forma interdisciplinar nas escolas estaduais. Tudo para que os alunos ponham a mão na massa e aprendam detalhes sobre o meio ambiente e a importância de sua preservação. A cerimônia também contou com a participação do Coral da Secretaria de Estado da Educação, regida pelo maestro César Cerasomma.

Para a coordenadora do projeto “Em Nome da Vida” Rosani Novaes, esta iniciativa vai estimular os alunos a abraçarem a vida. “Este projeto ensinará crianças e adolescentes a dar mais valor à vida. Estaremos formando jardineiros de um mundo melhor”, afirmou Rosani, que também é engenheira florestal.

Durante o lançamento do projeto socioambiental, a secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, plantou uma muda de manacá da serra no jardim do prédio da Secretaria. A secretária destacou que, apesar do projeto começar por quatro escolas, a iniciativa irá contagiar a todos.

O que é

O projeto “Em Nome da Vida” é composto por quatro programas: Expedições Ecológicas, Arvorecer, Turma Dez e Vamos Fazer o Nosso Papel.

Expedições Ecológicas: ensinar o aluno a ver a vida, seus mecanismos e interações. Participam deste programa as escolas estaduais Profª Daily Resende de França e Profº Rômulo Pero, ambas de ensino fundamental. Dez professores e 160 alunos, além da comunidade escolar, estão envolvidos.

Arvorecer: o objetivo é ajudar o aluno a julgar e analisar o meio ambiente e suas implicações nas conjunturas social, econômica, cultural e política. As escolas estaduais de ensino médio Caetano de Campos e Tarcísio Álvares Lobo participarão deste projeto piloto, estudando as árvores do entorno da escola e da região onde moram. Após este estudo alunos e professores conhecerão melhor as espécies urbanas e poderão ajudar no plantio adequado e no manejo sustentável da floresta urbana.

Turma Dez: 30 alunos e 20 professores da região central da cidade de São Paulo desenvolverão o programa em período diferente ao de suas atividades na escola, por intermédio de estudos e trilhas interpretativas em pontos de relevância ecológica ou de forte impacto de degradação ambiental. Estes alunos serão preparados para se tornar agentes multiplicadores a partir do conhecimento obtido nestas trilhas.

Vamos Fazer o Nosso Papel: os funcionários da Secretaria da Educação farão a separação adequada do papel utilizado. Todo material separado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade ou às cooperativas devidamente cadastradas junto à Secretaria.

Os alunos que iniciarão o projeto já estão conscientes sobre a importância da iniciativa. É o caso da estudante Stephanie Regina Monteiro, da 7ª série da Escola Estadual Rômulo Pero. “Se não cuidarmos do meio ambiente quem garante que teremos algum futuro na Terra?”, questiona a aluna, deixando esta pergunta no ar para que todos reflitam sobre o assunto.