segunda-feira, 15/09/2008
Últimas Notícias

Secretaria entra em nova fase de aplicação do guia curricular; 80 mil professores serão capacitados

Confirmação de participação deve ocorrer a partir desta segunda-feira, 15 de setembro A Secretaria de Estado da Educação realiza de outubro a dezembro uma mega-capacitação de professores da rede estadual. Cerca de 80 mil devem participar de curso intensivo para aprimorar a utilização dos guias curriculares em salas de aula. As confirmações de inscrições devem […]

Confirmação de participação deve ocorrer a partir desta segunda-feira, 15 de setembro

A Secretaria de Estado da Educação realiza de outubro a dezembro uma mega-capacitação de professores da rede estadual. Cerca de 80 mil devem participar de curso intensivo para aprimorar a utilização dos guias curriculares em salas de aula. As confirmações de inscrições devem ocorrer, via diretores de escola, de hoje, segunda-feira (15 de setembro), até a próxima quinta-feira, 18 de setembro.

Em abril deste ano a Secretaria implantou medida inovadora para melhorar a aprendizagem dos alunos de escolas estaduais. Todos os professores de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e de Ensino Médio passaram a receber os guias curriculares, com indicações do que os alunos devem aprender a cada momento, a cada aula. Agora, já com o guia adaptado ao dia-a-dia dos professores, a Secretaria irá aprimorar o uso em sala de aula, aplicando projetos surgidos durante o ano, com novas idéias dos próprios professores.

Os participantes serão os professores com maior carga horária em cada disciplina na escola, separados por ciclo. A idéia é que repassem conhecimento aos seus colegas. Todas escolas estaduais participarão. Ou seja, em uma escola com salas de 5ª a 8ª e de Ensino Médio dois professores de matemática participarão da capacitação, um para cada ciclo: estes dois são os com maior carga horária na escola.

A iniciativa da Secretaria terá 30 horas capacitação, de outubro a dezembro. Cada professor assistirá quatro vídeos neste período. Ainda terá vídeos de exemplos positivos adotados na rede. Um fórum de discussão ficará permanentemente aberto. As dúvidas deverão ser tiradas com os professores coordenadores de oficinas pedagógicas (PCOPs), os antigos assistentes técnicos pedagógicos (ATPs).

“Os guias curriculares foram muito bem recebidos pela rede. Agora estamos passando para uma nova fase, de aprimorar a utilização deles em sala de aula, de como utiliza-los ao máximo, da melhor maneira possível”, afirma a secretária de Estado da Educação,l Maria Helena Guimarães de Castro.

O curso não é obrigatório, porém os professores (os com maior carga horária) que não desejarem participar devem comunicar oficialmente seus diretores da decisão, pois, assim, a oportunidade de aperfeiçoamento será oferecida ao segundo professor de cada disciplina que mais dá aulas na referida escola.

Confirmações de inscrições

De hoje a 18 de setembro os diretores de escolas deverão acessar o site http://www.rededosaber.sp.gov.br  para confirmar a participação de seus professores, indicando se o com mais aulas na escola aceitou participar. O site ficará disponível até as 23h59 do dia 18.