quarta-feira, 10/11/2021
Notícia

Secretária Executiva de Educação Renilda Peres inaugura biblioteca em escola estadual de São Carlos

Sala de Leitura Vinicius de Moraes abriu as portas para comunidade escolar na última semana

A Secretária Executiva de Educação do Estado de São Paulo, Renilda Peres de Lima, inaugurou a Sala de Leitura Vinicius de Moraes na Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos. Durante a solenidade estiveram presentes a Dirigente Regional de Ensino Débora Blanco e o Presidente da Câmara Municipal de São Carlos Roselei Françoso.

Para Renilda Peres de Lima, uma comunidade escolar que vê a escola como um local seguro, com condições de funcionamento e tenha todos esses princípios articulados ao currículo é o mais importante. “Tudo que tem chegado nas escolas de tecnologia, melhoria de infraestrutura, recursos pedagógicos é exatamente o que vai melhorar nossos indicadores educacionais e principalmente, nesse momento, é essencial para tentar recuperar o déficit causado pela pandemia na aprendizagem dos nossos estudantes” afirmou.

A sala de leitura anterior não atendia com assertividade a demanda dos estudantes da Sebastião, a dimensão do espaço e a falta de equipamentos mais atuais foram pontos de destaque ao longo da série de pedidos dos alunos, e graças a essa movimentação a nova biblioteca se tornou o principal objetivo a ser alcançado por toda a comunidade escolar.

Segundo a diretora da unidade Lucinei Bueno, a sala de leitura é um espaço que está diretamente ligado ao currículo, aos projetos da escola e ao projeto de vida dos alunos, e por ser um ambiente de aprendizagem tem a obrigatoriedade de ser muito bem articulado. “Já era uma demanda antiga e conseguimos, a partir dos recursos disponibilizados para a escola, fazer desse espaço um espaço expoente na cidade” disse.

A dirigente de Ensino de São Carlos, Debora Gonzales, completa ainda que além da sala de leitura, há também um jardim ligado a ela, onde os estudantes poderão descansar ou fazer os seus estudos imersos em sua paz. “É mais que uma sala de leitura, é um espaço de transformação e de encontro. É um lugar onde o estudante vai encontrar cultura, história e conexão. Um encontro da tecnologia com obras literárias tradicionais. E o objetivo é ser um espaço que o aluno se sinta bem”, conta.

Em homenagem a nova sala de leitura, o aluno Gustavo Ferragini compôs uma poesia sobre o momento chamada: “Sala Vinicius de Moraes”. E para eternizar e abrilhantar a inauguração, ele declamou sua poesia para todos os convidados da cerimônia. “Uma biblioteca representa transformação, mudança na visão é o portal do conhecer e a casa do saber” recitou o aluno.