A Secretária Executiva de Educação do Estado de São Paulo, Renilda Peres de Lima, inaugurou a Sala de Leitura Vinicius de Moraes na Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos. Durante a solenidade estiveram presentes a Dirigente Regional de Ensino Débora Blanco e o Presidente da Câmara Municipal de São Carlos Roselei Françoso.
Para Renilda Peres de Lima, uma comunidade escolar que vê a escola como um local seguro, com condições de funcionamento e tenha todos esses princípios articulados ao currículo é o mais importante. “Tudo que tem chegado nas escolas de tecnologia, melhoria de infraestrutura, recursos pedagógicos é exatamente o que vai melhorar nossos indicadores educacionais e principalmente, nesse momento, é essencial para tentar recuperar o déficit causado pela pandemia na aprendizagem dos nossos estudantes” afirmou.
A sala de leitura anterior não atendia com assertividade a demanda dos estudantes da Sebastião, a dimensão do espaço e a falta de equipamentos mais atuais foram pontos de destaque ao longo da série de pedidos dos alunos, e graças a essa movimentação a nova biblioteca se tornou o principal objetivo a ser alcançado por toda a comunidade escolar.
Segundo a diretora da unidade Lucinei Bueno, a sala de leitura é um espaço que está diretamente ligado ao currículo, aos projetos da escola e ao projeto de vida dos alunos, e por ser um ambiente de aprendizagem tem a obrigatoriedade de ser muito bem articulado. “Já era uma demanda antiga e conseguimos, a partir dos recursos disponibilizados para a escola, fazer desse espaço um espaço expoente na cidade” disse.
A dirigente de Ensino de São Carlos, Debora Gonzales, completa ainda que além da sala de leitura, há também um jardim ligado a ela, onde os estudantes poderão descansar ou fazer os seus estudos imersos em sua paz. “É mais que uma sala de leitura, é um espaço de transformação e de encontro. É um lugar onde o estudante vai encontrar cultura, história e conexão. Um encontro da tecnologia com obras literárias tradicionais. E o objetivo é ser um espaço que o aluno se sinta bem”, conta.
Em homenagem a nova sala de leitura, o aluno Gustavo Ferragini compôs uma poesia sobre o momento chamada: “Sala Vinicius de Moraes”. E para eternizar e abrilhantar a inauguração, ele declamou sua poesia para todos os convidados da cerimônia. “Uma biblioteca representa transformação, mudança na visão é o portal do conhecer e a casa do saber” recitou o aluno.