• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 17/01/2011
Últimas Notícias

Secretaria inaugura curso para supervisores de ensino na Escola de Formação de Professores

Secretário Herman Voorwald participou nesta terça-feira (18/01) da cerimônia de abertura do curso presencial, que será realizado entre 18 e 21 de janeiro; objetivo é contribuir para o desenvolvimento e […]

Secretário Herman Voorwald participou nesta terça-feira (18/01) da cerimônia de abertura do curso presencial, que será realizado entre 18 e 21 de janeiro; objetivo é contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências profissionais necessárias ao cumprimento das funções relativas ao cargo

 

Nesta terça-feira (18/01), às 09h, Herman Voorwald, Secretário de Estado da Educação, inaugurou o Curso para Supervisores de Ensino Ingressantes – 2010, que será realizado entre 18 e 21 de janeiro, na recém-inaugurada São Paulo Escola de Formação de Professores, no bairro de Perdizes, em São Paulo. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das competências profissionais necessárias ao cumprimento das funções relativas ao cargo de supervisor de ensino e com a finalidade de melhorar e aprimorar a qualidade de prestação de serviços educacionais oferecidos na Rede Pública do Estado de São Paulo.

O curso presencial terá carga total de 32 horas e foram oferecidas 204 vagas aos supervisores de ensino ingressantes na rede pública estadual em 2010 (nomeados no DOE de 20/11/2010). Receberão o certificado de conclusão do curso os participantes que tiverem cumprido no mínimo 80% da carga horária total e apresentarem aproveitamento satisfatório através de avaliações propostas. Serão utilizadas metodologias que envolvam a participação de especialistas de diferentes áreas por meio de palestras, mesas-redondas, debates, oficinas e relatos de experiências. O conteúdo do curso pretende abordar as políticas públicas da Secretaria da Educação e as atribuições, perfil, habilidades e competências do supervisor de ensino, além de visão sistêmica da legislação.

Recém-inaugurado, o prédio da São Paulo Escola de Formação de Professores, centro de formação para professores da rede estadual de ensino e demais servidores da Secretaria de Estado da Educação, possui 8 mil m² e abriga 15 salas de aula com capacidade para 725 cursistas, além de dois auditórios, um com 230 e outro com 120 lugares. Todos os ambientes são interligados e contam com conexão wifi à internet, notebooks, lousa digital e acesso a videoconferências. A estrutura integra a rede física de formação da escola, que conta ainda com 91 ambientes descentralizados nas Diretorias de Ensino, cada um deles com capacidade para 80 cursistas, com a mesma infraestrura de tecnologia encontrada nas salas de aula do prédio central. O local abriga ainda as áreas administrativa e operacional da Escola de Formação, assim como a infraestrutura de tecnologia.

Toda essa rede integra o modelo de atuação da Escola de Formação, que consiste no uso intensivo de tecnologias de informação, comunicação e educação a distância, o que permite atuar direta e constantemente junto aos 270 mil servidores (entre professores e demais profissionais) que trabalham em todas as instâncias da Secretaria no Estado, promovendo também a formação no próprio local de trabalho.

Por meio da Escola de Formação, os docentes têm acesso a cursos de formação continuada, como os oferecidos pelo Programa REDEFOR, em parceria com as universidades estaduais (USP, UNICAMP e UNESP), que conta atualmente com a participação de 9,9 mil professores, diretores e supervisores de ensino do Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.

Ao todo, em 2010, foram capacitados pela Escola de Formação 42 mil profissionais, sendo 32 mil servidores da rede e 10 mil candidatos do concurso para professor de educação básica II.

Serviço

Evento: Inauguração do Curso para Supervisores de Ensino Ingressantes/ 2010

Dia: 18 de janeiro de 2011 (3ª feira)

Horário: 09h

Local: Rua João Ramalho, nº 1546, em Perdizes