• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 10/10/2011
Últimas Notícias

Secretaria leva 3.240 alunos a passeios culturais na região de Presidente Prudente

A ação integra o projeto Lugares de Aprender – A Escola sai da Escola, do programa Cultura é Currículo, e oferece aos estudantes a oportunidade de visitar gratuitamente museus, centros, […]

A ação integra o projeto Lugares de Aprender – A Escola sai da Escola, do programa Cultura é Currículo, e oferece aos estudantes a oportunidade de visitar gratuitamente museus, centros, parques e institutos de arte e cultura

 A Secretaria de Estado da Educação, por meio do projeto Lugares de Aprender – A Escola sai da Escola, levará 3.240 alunos de escolas estaduais localizadas na região de Presidente Prudente a passeios culturais até o fim deste mês. A ação integra o programa Cultura é Currículo e oferece aos estudantes a oportunidade de visitar gratuitamente museus, centros, parques e institutos de arte e cultura.

A programação inclui visitas a cinco instituições na região, dentre elas o Parque Estadual do Morro do Diabo e o Museu Histórico Municipal de Álvares Machado. Dos 3.240 estudantes beneficiados, 1.600 são de escolas atendidas pela Diretoria Regional de Ensino de Mirante do Paranapanema, 1.200 pela Diretoria de Ensino de Presidente Prudente e 440 pela Diretoria de Ensino de Santo Anastácio.

Em todo o Estado, durante este mês, o projeto beneficiará 143.640 alunos da rede estadual de ensino. Estão previstas 3.591 visitas a 150 instituições culturais. As atividades contam com a participação de 2.018 escolas de 74 Diretorias de Ensino da capital, Grande São Paulo e interior.

 O Lugares de Aprender é um dos três segmentos do programa Cultura é Currículo, que neste ano conta com investimento total de R$ 32 milhões da Secretaria, o dobro da verba destinada em 2010. “A ampliação da verba está permitindo que o benefício seja estendido a um número maior de alunos”, disse o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.

 No primeiro semestre deste ano, 294 mil estudantes participaram das atividades. Até o final do ano, serão atendidos cerca de 350 mil alunos. O projeto foi concebido conforme a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp).

 Voltado ao Ensino Fundamental e Médio da rede estadual, o Lugares de Aprender promove o acesso de alunos e professores a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo. As vagas são disponibilizadas às Diretorias Regionais de Ensino, que as distribuem às escolas estaduais participantes do projeto. A Secretaria fornece transporte e lanche aos estudantes.

 Neste ano, a programação foi ampliada com 16 novos destinos na capital, interior e litoral, como o Museu Oceanográfico da USP, em São Paulo. Entre as instituições parceiras, está o Sesc São Paulo, que oferece programação cultural em unidades em todo o Estado.

 Sobre o Cultura é Currículo

Implantado em 2008, o Cultura é Currículo está inserido na proposta curricular, com objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O programa é dividido em três segmentos: Lugares de Aprender – A Escola Sai da Escola, com visitas a instituições culturais; Escola em Cena, que leva alunos a apresentações de teatro e dança; O Cinema Vai à Escola, com exibições de filmes dentro das unidades escolares.