quarta-feira, 06/12/2006

Secretaria participa de seminário sobre melhoria da educação

Encontro reuniu cem municípios que participaram da edição 2005/2006 do Programa “Melhoria da Educação no Município” nos dez núcleos municipais de formação no Estado

A titular da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), Sonia Maria Silva, foi a representante da Secretaria de Estado da Educação na sétima edição do Seminário “Compartilhando Experiências” do Programa Melhoria da Educação no Município, realizado nesta terça-feira, dia 5, no Espaço Apas, alto da Lapa, zona oeste da Capital. O encontro reuniu os cem municípios que participaram da edição 2005/2006 do programa nos dez núcleos municipais de formação no Estado.

Também estiveram presentes a representante do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria Estela Bergamin; o coordenador de projetos do Unicef, Silvio Kaloutian; a v ice-presidente da UNDIME em São Paulo e Secretária de Educação do município de Marília, Roseni Puia Pereira; e a superintendente da Fundação Itaú Social, Ana Beatriz Patrício.

Para a professora Sonia Maria Silva, coordenadora da Cenp – Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas, a parceria entre as esferas estadual e municipal é muito importante principalmente para São Paulo, Estado com 645 municípios e muita diversidade. “O Programa em questão foi um presente destes parceiros para a Secretaria de Estado da Educação, na preocupação em colaborar com o processo de aprimoramento da educação em nosso Estado”, completou Sonia.

O que é o Programa

O Programa Melhoria da Educação no Município visa à capacitação de gestores educacionais municipais (secretários de educação e técnicos de secretarias municipais de educação, conselheiros municipais e demais gestores de instituições educacionais) que atuem no planejamento, implementação e avaliação de projetos educativos e assegurem a todas as crianças e jovens uma educação de qualidade para o sucesso escolar. É realizado em todo o Brasil desde 1999, e já passou por mais de 1.200 municípios.

A iniciativa é da Fundação Itaú Social e UNICEF, com apoio da UNDIME e a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). No Estado de São Paulo o Programa já esteve presente em vários municípios.

Como é feito

O programa promove encontros presenciais de formação com agentes dos municípios, onde se oferece fundamentação teórica e metodológica para as ações e acompanhamento à distância na implementação dos planos elaborados pelos educadores da região capacitada. Durante o programa são desenvolvidos os seguintes temas: diagnóstico e planejamento participativo; projeto educativo; gestão democrática; formação continuada de educadores; processos de ensino, aprendizagem e avaliação; g estão de dificuldades de aprendizagem; gestão de resultados educacionais; e articulação da escola, família e comunidade.