Mais de mil professores devem participar de curso de qualificação em Língua Brasileira de Sinais, destinado aos alunos surdos e com deficiência auditiva. Regiões com maior demanda terão prioridade
A Secretaria de Estado da Educação promove a partir do próximo dia 31 o curso de atualização em Libras (Língua Brasileira de Sinais) – Ensino à Distância para professores da rede. O objetivo é colaborar com a renovação constante dos conhecimentos dos docentes e permitir, dessa forma, maior participação, interação e aprendizado de crianças e jovens surdos ou com deficiência auditiva. Pioneira desde 2008 na oferta de cursos à distância na modalidade, por meio do CAPE – Centro de Apoio Pedagógico Especializado, e em parceria com a Rede do Saber, a SEE investe na qualificação dos professores visando o uso e domínio da linguagem em Libras como ferramenta para garantir uma comunicação mais dinâmica e efetiva.
O ensino de Libras foi instituído na rede pública por decreto em dezembro de 2002 (Decreto Nº 5.626, de 22/12/2005, regulamentado pela Lei nº 10.436, de 24/04/2002 e pelo artigo 18 da Lei nº 10.098, de 19/12/2000). Os desafios de oferecer aos alunos com surdez um ensino de qualidade e o acesso à comunicação, informação, cultura, arte, e ciência são grandes. Trabalhar pela formação e assegurar em médio e longo prazo o acesso também ao mercado de trabalho, dentro de uma perspectiva de educação inclusiva, é necessário e depende da capacitação adequada dos professores para este fim.
Por tudo isso, a proposta da Secretaria é a ampliar a oferta de formação continuada aos docentes. O curso, 100% online, vai atender prioritariamente às Diretorias de Ensino com maior demanda e será gradativamente distribuída pelo Estado. Inicialmente está prevista a participação de 32 DEs na capital, grande São Paulo e interior, contemplando mais de 1.100 professores em exercício. O curso será ministrado fora do horário de trabalho, nos pólos da Rede do Saber correspondentes a cada região, e terá carga horária de 120 horas.
Os professores Daniel Choi e Ricardo Nakasato, ambos docentes da PUC/São Paulo, serão os responsáveis pelas aulas. Os docentes que vão participar do curso foram indicados pelas diretorias das escolas, após convocação das Diretorias de Ensino de acordo com a demanda de cada região.