quinta-feira, 27/07/2006

Secretaria realiza 1ª Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena

Serão dois dias de palestras, debates e discussões feitas por nove grupos de trabalho A educação escolar indígena estará em debate nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, durante […]

A educação escolar indígena estará em debate nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, durante a primeira edição da Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena na Cidade Universitária (USP). No primeiro dia o evento será realizado no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Avenida do Anfiteatro nº 109. No dia 28 será a vez do Auditório da Escola de Aplicação, na Avenida da Universidade nº 308.

Durante a abertura, marcada para as 9 horas, estarão presentes a coordenadora da Cenp – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, Sonia Maria Silva; a coordenadora do NEI – Núcleo de Educação Indígena, Deusdith Velloso; ambas da Secretaria de Estado da Educação; o presidente do Conselho de Estado da Educação, Marcos Monteiro; e ainda, representantes da FUNAI, Ministério da Educação (MEC) e comunidades indígenas.

Como funciona

A conferência foi organizada em duas fases: a regional, realizada pela Diretoria de Ensino com a participação dos Supervisores de Ensino da Escola Indígena, Comissão Étnica Regional, Professores Indígenas, e a Comunidade produziu as propostas que irão subsidiar as discussões da fase Estadual.

O que será discutido

A comissão organizadora da Conferência analisou as propostas e estabeleceu nove temas para serem discutidos. São eles: Formação inicial e continuada dos professores indígenas; Cultura e Educação Escolar Indígena; Língua Materna e a Escola Indígena; Infra-estrutura Física das Escolas Indígenas; Material didático diferenciado; Educação Básica – Fundamental e Médio; Educação de Jovens e Adultos-EJAI; Educação Infantil Indígena e Experiências Interculturais.

Cada grupo contará com moderador; relator e assessores. A idéia é que eles auxiliem os grupos no aprofundamento das discussões e na elaboração das propostas que serão apresentadas na plenária.

Presença indígena

Índios de várias etnias estarão presentes na conferência: Guarani, Kaingang, Krenak, Terena e Tupi Guarani. Danças típicas como Tangará, Dança da Ema, também serão apresentadas, além da Benção dos Pajés e do Canto da história Kaingang.

Serviço:

1ª Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena

Data: 27 e 28 de julho

Horário: a partir das 8 horas

Local: Cidade Universitária (USP) – Anfiteatro Camargo Guarnieri – Av. do Anfiteatro nº 109 e Auditório da Escola de Aplicação (Faculdade de Educação) – Av. da Universidade nº 308.