segunda-feira, 19/04/2021
Notícia

Secretário da Educação acompanha vacinação contra Covid-19 em Ferraz de Vasconcelos

Mais de 500 profissionais que atuam na cidade foram imunizados com a primeira dose da vacina

O secretário da Educação, Rossieli Soares, acompanhou nesta segunda-feira (19) a vacinação contra Covid-19 nos profissionais da educação que atuam na cidade de Ferraz de Vasconcelos.

“Cada vacina que a gente vê no braço de um professor ou professora, de uma merendeira ou de alguém da equipe da escola, é ali um pouco de esperança que entra para gente atender nossas crianças. Cada vez mais, a gente precisa priorizar isso como sociedade”, afirma Rossieli Soares.

A campanha foi iniciada no dia 10 de abril e visa imunizar nesta primeira etapa 350 mil trabalhadores da educação. O público-alvo são secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenadores pedagógicos, além de professores temporários com mais de 47 anos de idade

Em todo o estado, segundo balanço da Secretaria Estadual da Educação desta segunda, já foram imunizados 227.008 profissionais.

A cidade de Ferraz de Vasconcelos recebeu 1.180 doses da vacina, que foram aplicadas em cerca de 550 profissionais. Na semana passada foram vacinados os funcionários da rede estadual. Nesta segunda-feira (19) serão imunizados os profissionais das escolas particulares e conveniadas, além dos remanescentes das redes estadual e municipal.

Entre as imunizadas nesta segunda-feira está a merendeira Eliane Infante Rodrigues, que trabalha na Escola Estadual Martha Calixto Casagrande, em Ferraz de Vasconcelos.

“É um momento muito especial para mim. É muito gratificante estar me protegendo para servir melhor as crianças na escola, fazer a merenda um pouco mais sossegada. Mas vou continuar me protegendo como sempre, usando álcool em gel e mantendo a higiene”, conta Eliane.

Retomada das aulas

O Governo de SP autorizou a retomada das aulas presenciais, de forma gradual e facultativa, desde segunda-feira (12). As unidades podem atender o limite máximo de 35% dos alunos por dia, além de obedecer a todos os demais protocolos de segurança sanitária previstos no Plano São Paulo.

Na rede estadual, a recomendação é para que as escolas priorizem os alunos mais vulneráveis para as atividades presenciais. O Governo de SP definiu como critérios para formar o grupo de mais vulneráveis os alunos que têm necessidade de se alimentar na escola; os que possuem dificuldades de acesso à tecnologia e aqueles com a saúde mental em risco ou severa defasagem de aprendizagem.