segunda-feira, 12/04/2021
Notícia

Secretário da Educação acompanha vacinação de profissionais da educação contra Covid-19 em escola estadual da capital

São 350 mil doses destinadas a trabalhadores com mais 47 anos; funcionários falam da emoção em serem imunizados

O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, acompanhou na manhã desta segunda-feira (12) a vacinação de profissionais contra Covid-19 na Escola Estadual Professora Eliza Raquel Macedo de Souza, na Zona Leste de São Paulo.

A campanha foi iniciada no sábado (10) e vai imunizar nesta etapa inicial secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenadores pedagógicos, além de professores temporários com mais de 47 anos de idade. Serão 350 mil doses.

“A palavra que mais traduz esse momento é a esperança. Todo professor sonha com a possibilidade de poder voltar a dar aulas com mais segurança, e a vacinação é muito importante para isso. Pela previsão normal, a maioria dessas pessoas estaria sendo vacinada em agosto, estamos acelerando meses. É incrível ver que as pessoas que cuidam do nosso bem precioso começam a ser mais protegidas”, afirma o secretário Rossieli Soares.

Na Escola Eliza Raquel foram imunizados 40 profissionais pelas enfermeiras Jéssica Pires de Camargo, Eliana de Fátima Paulo e Márcia de Souza Moraes, da Secretaria de Estado da Saúde.

O primeiro vacinado foi o professor Clodoaldo Corrêa, de 62 anos, que trabalha na escola desde 2014.

“Ser o primeiro vacinado da minha escola é algo que ficará na memória para sempre. Estávamos com uma expectativa muito grande porque quanto antes os profissionais forem vacinados, voltam as aulas presenciais, e a nossa preocupação é com a aprendizagem dos alunos. Estamos em um trabalho de busca ativa para trazê-los de volta porque estamos em uma região de alta vulnerabilidade social”, diz.

Em seguida, foi a vez da merendeira Maria Célia Pereira, 53 anos. “Estou muito emocionada e feliz. Adoro o que eu faço, trabalho aqui há 14 anos, tenho três filhos que estudaram aqui. Que a vacina chegue logo para todos os brasileiros.”

O diretor da unidade, Aldo Florentino, de 57 anos também foi vacinado. “Estava esperando muito por esse momento, quero agradecer a Seduc porque estávamos passando muito medo em função de algo desconhecido. Perdendo colegas e parentes por aí e agora estamos a caminho de ser totalmente imunizados, é maravilhoso.

Retomada das aulas

O Governo de SP autorizou a retomada das aulas presenciais, de forma gradual e facultativa, a partir desta segunda-feira (12). As unidades poderão atender o limite máximo de 35% dos alunos por dia, além de obedecer a todos os demais protocolos de segurança sanitária previstos no Plano São Paulo.

Na rede estadual, o retorno ocorre nesta quarta-feira (14), mas entre segunda e terça-feira (12 e 13), as escolas irão fazer a comunicação com as famílias. Segue válida a recomendação para que as escolas da rede estadual priorizem os alunos mais vulneráveis para as atividades presenciais.

O Governo de SP definiu como critérios para formar o grupo de mais vulneráveis os alunos que têm necessidade de se alimentar na escola; os que possuem dificuldades de acesso à tecnologia e aqueles com a saúde mental em risco ou severa defasagem de aprendizagem.