quarta-feira, 16/12/2020

Secretário da Educação visita escolas em Guarulhos para verificar protocolos de segurança de volta às aulas presenciais

Nos encontros, Rossieli Soares conversou com alunos gremistas e se reuniu com diretores da região; cidade autorizou retomada das atividades a partir de janeiro

O secretário da Educação, Rossieli Soares, visitou nesta quarta-feira (16) as Escolas Estaduais José Alves de Cerqueira César e Elísio de Oliveira Neves, em Guarulhos, para verificar os protocolos de segurança adotados pelas unidades para a volta às aulas. A Prefeitura de Guarulhos autorizou o retorno das atividades presenciais a partir de janeiro de 2021.

Na ocasião, o secretário conversou com os alunos do grêmio estudantil e conheceu as atividades do clube de acolhimento.

“A escola fez um grande trabalho no período da pandemia e mesmo a distância está conseguindo manter o processo de aprendizagem dos alunos. É muito bacana ver como as nossas escolas estão melhorando mesmo no ano mais difícil da nossa história”, disse Rossieli Soares.

Soares comemorou o fato de o município autorizar o retorno das atividades presenciais em Guarulhos, e lembrou que em janeiro as escolas já estarão abertas para atividades opcionais de recuperação para os alunos.

“E a partir do dia 1º de fevereiro, é início do ano letivo porque não dá mais para termos nossas escolas fechadas. Nossa sociedade precisa fazer uma escolha. Se tiver de fechar, que feche todo o resto, mas educação não. A volta às aulas não pode estar condicionada à vacina, isso é importante, e vou continuar defendendo”, finaliza, ao lembrar que não houve registros de casos de transmissão do coronavírus dentro das escolas.

As escolas que abrangem as Diretorias Regionais de Guarulhos Sul e Norte possuem juntas mais de 150 mil alunos. Neste ano, elas receberam quase 27 milhões pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do governo estadual para que investissem em pequenas reformas, manutenções emergenciais e adquirissem equipamentos de forma mais ágil e menos burocrática, contribuindo para a melhoria do ambiente escolar e do ensino.

Escolas preparadas

A diretora da Escola Estadual José Alves de Cerqueira César, Claudia Lima, reforçou que a unidade está preparada para o retorno, respeitando todos os protocolos de segurança.

“Estamos com uma expectativa muito positiva e o desejo desse retorno para que os alunos possam desfrutar de tudo que a escola conquistou este ano. Mesmo com a pandemia, tivemos muitos avanços que vão acrescentar na aprendizagem dos alunos”, afirmou Claudia.

A diretora da Escola Estadual Elísio de Oliveira Neves, Silvia Beatriz Mori Fernandes, também compartilha a expectativa e a preparação para receber os alunos.

“Estamos bem equipados, recebemos as máscaras e face Shields, estamos bem abastecidos de álcool, com tudo pronto para 2021. Além disso, estamos na expectativa porque a nossa escola foi contemplada no Programa de Ensino de Integral [PEI] e passará a funcionar em dois turnos. Estamos felizes por essa nova fase que a escola e os alunos vão vivenciar”, disse Silvia.