• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 02/12/2010
Últimas Notícias

Seis escolas estaduais disputam nesta sexta-feira a final da III Jornada de Matemática

Duas escolas da Capital, uma da Grande São Paulo e três do Interior participam da final, que acontece nesta sexta-feira (03/12), a partir das 11h, no Teatro Franco Zampari, no […]

Duas escolas da Capital, uma da Grande São Paulo e três do Interior participam da final, que acontece nesta sexta-feira (03/12), a partir das 11h, no Teatro Franco Zampari, no centro da Capital;

Voltado a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede estadual, o concurso é promovido pela Secretaria de Estado da Educação com o objetivo de desenvolver o conhecimento e raciocínio matemáticos dos estudantes;

Cada um dos cinco integrantes da equipe vencedora levará para casa um computador, um acervo de livros, um conjunto de jogos educativos e uma maleta de pintura.

Nesta sexta-feira (03/12), a partir das 11h, no Teatro Franco Zampari, na região central da Capital, aconteceu a final da III Jornada da Matemática, concurso promovido pela Secretaria de Estado da Educação e voltado a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede estadual, com objetivo de desenvolver o conhecimento e raciocínio matemáticos dos estudantes. Seis escolas estaduais participam da final, sendo duas da Capital, uma da Grande São Paulo e três do Interior (veja a relação das finalistas abaixo).

Durante a Jornada, aproximadamente 100 milhões de cálculos matemáticos foram feitos pelos 86 mil alunos participantes em todo o Estado. No total, se inscrevem para o concurso 716 escolas, de 78 Diretorias de Ensino. Cada escola teve que selecionar uma equipe de cinco alunos de uma mesma classe, por meio de atividades matemáticas desenvolvidas em sala de aula e entre classes da mesma série, tendo um professor como orientador.

Para chegar à final, os estudantes passaram por três eliminatórias, nas quais tiveram de utilizar a criatividade e conceitos matemáticos para solucionar problemas aplicados ao cotidiano. Na final desta sexta-feira, as equipes passarão pela última prova que definirá a campeã estadual. Cada um dos cinco integrantes da equipe vencedora levará para casa um computador, um acervo de livros, um conjunto de jogos educativos e uma maleta de pintura. O professor orientador também será premiado com um acervo de livros e a escola com material de recreação para uso dos alunos. A premiação está prevista para acontecer em torno das 15h.

Escolas finalistas

EE. Dr. Felício Laurito/Diretoria de Ensino de Santo André/Equipe Gênios da Matemática

EE. Profº Ivo Bandoni/Diretoria de Ensino Leste 4 (Capital)/Equipe Tsuname Matemático

EE. Dr. Aniz Badra/Diretoria de Ensino Sul 3 (Capital)/Equipe Mentes Brilhantes

EE. Luiz Chrisóstomo de Oliveira/Diretoria de Ensino de Penápolis/Equipe Feras da Matemática

EE. Ryoiti Yassuda/Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba/Equipe Matemática é Tudo

EE. Dr. João Gabriel Ribeiro/Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista/Equipe Feras

Serviço:

Evento: Final da III Jornada de Matemática

Data: 03 de Dezembro de 2010 (6ª feira)

Horário: 11h

Local: Teatro Franco Zampari (Av. Tiradentes, nº451, próximo ao Metrô Tiradentes)

OBS: O evento será restrito a alunos, educadores das equipes e autoridades da Secretaria da Educação. A presença da imprensa será permitida desde que devidamente credenciada.