• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 07/03/2023
Ensino Médio

Semana da Mulher: Aluna da rede estadual promove ações antirracistas com comunidade escolar

Estudante de Piacatu se empoderou após transição capilar

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é uma data para relembrar a lutas das mulheres para ocuparem espaço igualitário na sociedade. Para celebrar, a Secretaria da Educação de São Paulo irá destacar ações de professoras e alunas que fazem a diferença em suas escolas e comunidade escolar.

Na cidade de Piacatu, região de Bririgui, a estudante Vitória Rhayssa (17), começou um grande debate na Escola Estadual Professora Cinelzia Lorenci Maroni, a partir de uma mudança em sua aparência, mais precisamente nos cabelos. “Comecei a enfatizar a importância do Antirracismo quando passei pela transição capilar, assumi meu crespo e me identifiquei como negra de pele clara”, explica a aluna da 3ª série do Ensino Médio.

Na escola, Vitória acumula funções de protagonismo, como gremista e coordenando ações que envolvem o Centro de Mídias SP e o Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva-SP). Dentro dessas funções participa da Trilha Antirracista e Comissão Antibullying, duas atividades que estão na proposta curricular da Seduc-SP.

Siga a Secretaria da Educação nas redes sociais:

Ela conta que seu desejo é ser inspiração. Para outras mulheres e ao mesmo tempo aumentar a participação nas atividades da escola. “A escola abraçou minhas ações e me encorajou, alguns colegas de classe também abraçaram minhas ações e quiseram também fazer parte delas”.

No último ano da Educação Básica, ela também já pensa em seu Projeto de Vida.  “Meu sonho como mulher é me formar em história, buscar formação em Antirracismo, e ser esteticista”, finaliza a jovem que tem Ângela Davis e sua mãe como mulheres inspiradoras.