• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 13/03/2023
Destaque

Alunas de escola estadual recebem formação sobre saúde íntima feminina

Iniciativa da EE México, em parceria a UBS da zona sul, orientou 50 meninas líderes na unidade escolar

Em celebração ao mês da mulher, alunas líderes de turma da Escola Estadual México, na zona sul da capital, receberam formação sobre saúde íntima feminina. A iniciativa, em parceria a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Joaniza, faz parte do programa Dignidade Íntima – que distribui produtos de higiene íntima para estudantes da rede estadual e fomenta em toda a comunidade escolar a cultura de conhecimento sobre o tema.

“Acho muito importante a palestra que tivemos, pois pode ajudar muitas meninas que têm dúvidas sobre o assunto ou não sabem o que acontece com o próprio corpo no período menstrual”, conta Maria Eduarda Lima da Silva, estudante da 1ª série do Ensino Médio.

A palestra reuniu cerca de 50 estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Após a realização foram distribuídos kits com absorventes e flyers informativos a todas as estudantes da unidade.

“A gente precisa dessa rede de proteção que conecta saúde, educação e segurança. Por nós estarmos próximos a UBS, nós os convidamos nesta 2ª edição. Enquanto líderes de turma, as estudantes repercutem com as colegas de sala a importância do autocuidado e as muitas dúvidas da faixa etária” explica o diretor Michael Sousa.

Dignidade Íntima

O Programa Dignidade Íntima, viabilizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, é uma política pública com investimento estimado em R$ 65 milhões desde a sua implementação.

Sancionado em lei em março de 2022, o programa pedagógico tem o compromisso com a saúde íntima de estudantes e aplicado sobre 5 eixos: formação para todos nas escolas, protagonismo dos jovens, distribuição de material informativo, construção de rede de apoio escolar e aquisição e distribuição dos produtos de higiene íntima menstrual. As escolas realizam suas ações conforme público-alvo e interessado, de acordo com a realidade de cada comunidade escolar.

Siga a Secretaria da Educação nas redes sociais: