• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 29/08/2003
Últimas Notícias

Seminário do Consed debate a importância da valorização dos professores

A abertura do seminário “O professor faz a diferença”, organizado pelo Consed (Conselho Nacional de Secretários da Educação) e pela Unesco, foi marcada por um amplo debate entre os Secretários […]

A abertura do seminário “O professor faz a diferença”, organizado pelo Consed (Conselho Nacional de Secretários da Educação) e pela Unesco, foi marcada por um amplo debate entre os Secretários Estaduais de Educação, que analisaram os melhores caminhos para a valorização dos professores no Brasil. Realizado em São Paulo, no Hotel Transamérica, o seminário faz parte da III Reunião Ordinária do Consed, órgão presidido pelo Professor Gabriel Chalita, Secretário de Estado da Educação de São Paulo.

Os principais temas abordados, essenciais para o aprimoramento tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, foram a necessidade de se criar diretrizes nacionais para a Educação, a urgência no aprimoramento do processo de formação continuada dos professores e o estabelecimento de um piso salarial unificado. Houve também uma boa receptividade em relação ao Exame Nacional de Certificação, realizado pelo MEC.

Após discursos dos palestrantes da manhã, foi aberta uma sessão em que os secretários descreveram as dificuldades encontradas em seus respectivos Estados. Na opinião dos participantes, os últimos resultados das avaliações do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB) foram considerados insatisfatórios, apesar de terem sido constatados alguns avanços na maior parte dos Estados. “Mas ainda precisamos tocar o coração dos professores, não basta apenas muni-los de equipamentos, salários e tecnologias”, destacou a secretária-adjunta de Educação do Acre, Maria Corrêa.

Outro ponto que mereceu destaque foi a importância em se implementar efetivamente uma política unificada para o ensino básico do país, conforme rege a Constituição Brasileira.

Na sessão do seminário realizada no período da tarde desta sexta-feira, as discussões prosseguiram com a explanação de especialistas internacionais da área, entre eles o diretor do Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Cuba, Héctor Valdez, que participou ativamente da elaboração do sistema educacional cubano, considerado um dos melhores do mundo. A III Reunião do Consed termina amanhã, 30 de agosto.

Eugênio Goussinsky