terça-feira, 15/05/2012
Imprensa

Servidores de escolas estaduais começam curso de combate a incêndios e noções de primeiros socorros amanhã

A expectativa é que 1.400 agentes de organização escolar participem da capacitação Amanhã (16/05), os servidores da rede estadual de ensino dão início ao curso de prevenção de acidentes, combate a incêndios e noções de primeiros socorros. O programa Prevenção – Corpo de Bombeiros nas Escolas é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado […]

A expectativa é que 1.400 agentes de organização escolar participem da capacitação

Amanhã (16/05), os servidores da rede estadual de ensino dão início ao curso de prevenção de acidentes, combate a incêndios e noções de primeiros socorros. O programa Prevenção – Corpo de Bombeiros nas Escolas é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, em parceria com o Corpo de Bombeiros. A expectativa é que 1.400 profissionais participem da ação. Nesta primeira edição, as aulas serão voltadas a agentes de organização escolar que trabalham nas escolas estaduais de Ensino Fundamental ciclo II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio na capital.

A atividade visa capacitar os profissionais para lidar de forma adequada com eventuais incidentes no dia a dia e a estimular nos estudantes o envolvimento na preservação da escola e o exercício da cidadania.

”Os agentes de organização atuam diretamente com os alunos. Com o treinamento será possível contribuir para a prevenção de acidentes no ambiente escolar”, destaca Idalise Bernardo Bagé, diretora do Centro de Materiais de Apoio Didático (Cemad), da Secretaria da Educação.

A previsão é que o curso seja concluído até 26 de junho. Com duração de 20 horas-aula, o programa será realizado em cinco etapas, por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da EFAP. A primeira fase vai abordar o tema prevenção a incêndios nas escolas. A segunda apresentará formas de utilização e conservação dos equipamentos de segurança, como extintores, hidrantes e alarmes, além de um plano de emergência contra incêndios. O foco da terceira etapa é instruir os participantes sobre como evitar acidentes nas unidades escolares. O quarto tópico será voltado a primeiros socorros e acionamento dos órgãos de emergência e, por fim, a quinta fase vai contemplar questões de vivência e plano de emergência.

“O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo espera que essa iniciativa possa ajudar os servidores no atendimento aos alunos da rede estadual de ensino, passar dicas de segurança e que seja, principalmente, uma ferramenta para salvar vidas”, afirma o coronel Reginaldo Campos Repulho, comandante do Corpo de Bombeiros.