sábado, 28/11/2020
Sociedade

SP alerta para cartilha de prevenção à violência contra as mulheres com deficiência

Iniciativa do programa TODAS in-Rede marca Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

Na quarta-feira (25) foi celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. Pensando nisso, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência alerta para a cartilha “Identificação e prevenção à violência contra as mulheres com deficiência”, que auxilia na identificação de mulheres com deficiência em situações de violência.

No âmbito da violência, a mulher com deficiência tem dupla vulnerabilidade, primeiro por ser mulher e depois por ter algum tipo de deficiência. Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em violência e gênero de 2019, foram registrados mais de 5 mil boletins de ocorrência por mulheres com deficiência no Estado, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de SP.

A cartilha “Identificação e prevenção à violência contra as mulheres com deficiência” é uma iniciativa do programa TODAS in-Rede, da Secretaria, que visa o empoderamento das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

O documento pretende ajudar a identificar os atos de violência e oferecer informações sobre como e onde pedir ajuda, principalmente dentro do contexto da pandemia, tanto à vítima como às pessoas dentro de seu convívio social. Nesse sentido, são disponibilizados contatos de rede de proteção e acolhimento, além de aplicativos que podem ajudar em situação de emergência e/ou vulnerabilidade.

Instituída em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres marca uma luta ainda enfrentada por mulheres com e sem deficiência em todo o mundo.

Para conhecer mais sobre o programa e acessar a cartilha, acesse: https://www.todasinrede.sp.gov.br.