• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 23/12/2019
Boas Práticas

“Super Autores”, o projeto que transforma alunos da rede em escritores renomados

Projeto desenvolveu escrita em jovens do Ensino Fundamental em Araçatuba

Ser um escritor renomado, daqueles que publicam best-sellers e promovem leituras coletivas e noites de autógrafos é o sonho de muitos jovens que estão começando na arte da leitura e da escrita. Na Escola Estadual Profª Licolina Villela Reis Alves, em Araçatuba, esse sonho ficou mais próximo por conta de um projeto comandado pela professora de português da unidade.

Chamado de “Super Autores”, o projeto teve início em agosto de 2019, com os jovens dos 6ºs e 7ºs anos do ensino médio. O objetivo era dar ao jovem o protagonismo de sua própria aprendizagem. “Queríamos que os alunos fossem protagonistas. A ideia era que eles pudessem ler, escrever, compreender e interpretar adequadamente textos de diferentes gêneros literários”, conta a professora Angelina de Jesus, mentora do projeto.

Com o conteúdo passado durante as aulas, o objetivo final passou a ser escrever um livro de acordo com os diversos gêneros literários que eram apresentados aos jovens. De agosto até novembro, os estudantes trabalharam no desenvolvimento de suas histórias de ficção, junto com a participação ativa dos professores.

Ao término do projeto, a novidade: cada aluno iria publicar seu livro. A Editora Super Autores, do Rio de Janeiro, foi chamada para compor a parceria e publicar edições limitadas dos livros, que foram lançados numa noite de autógrafos no dia 06 de dezembro, no Shopping Praça Nova. “Foi uma alegria imensa, todo mundo se sentiu importante e prestigiado”, comemora uma das mães dos alunos presentes.