Na Educação a tecnologia está cada vez mais presente. Serviços que antes eram realizados somente presencialmente, agora podem ser feitos a partir de um computador. Além disso, corpos docente e discente da rede estadual paulista têm à mão diversas plataformas para que atividades de aprendizagem sejam desenvolvidas.
“A Educação tem investido em tecnologia com o objetivo de incentivar professores e alunos na utilização de diversas ferramentas digitais, visando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Nossos estudantes estão inseridos no contexto tecnológico no seu dia-a-dia. Por isso, a junção de ferramentas tecnológicas ao ensino permite unir recursos atrativos estimulando a aprendizagem”, elucida Marcos Barros, que é diretor do Departamento de Tecnologia de Sistemas e Inclusão Digital da CIMA.
Confira abaixo a gama de recursos tecnológicos oferecidos pela Secretaria da Educação.
SED – Secretaria Escolar Digital
A Secretaria Escolar Digital é uma plataforma on-line com vários módulos. Criada para centralizar, agilizar e facilitar todas as operações que envolvem a gestão diária da administração escolar, professores, alunos e seus responsáveis, de forma rápida, segura e eficiente promovendo a inclusão digital.
Minha Escola (App Mobile)
O aplicativo Minha Escola* é voltado aos alunos das escolas da rede estadual e seus responsáveis. Seu objetivo é aumentar o engajamento dos alunos com a escola e aumentar a participação da família na vida escolar dos alunos.
O aplicativo possui as seguintes funcionalidades: consulta ao boletim, visualização simplificada das notas, carteirinha do aluno, avaliação da alimentação escolar e notificações.
Leitor Resposta (App Mobile)
O aplicativo Leitor Resposta* da Educação é voltado para professores e servidores atuantes nas escolas da rede estadual. Seu objetivo é facilitar a inserção dos dados da AAP na plataforma Secretaria Escolar Digital por meio de tecnologia. O aplicativo realiza a leitura digital das respostas dos alunos com base em um gabarito padronizado, possibilitando a correção de modo ágil e prático.
Di@rio de Classe (App Mobile)
O aplicativo Di@rio de Classe* é voltado para professores da rede estadual paulista. Seu objetivo é ser uma alternativa ao Diário de Classe manual para facilitar a rotina em sala de aula por meio da tecnologia. Assim, possui as mesmas funcionalidades da versão manual que os professores já utilizam como: visualização das turmas, lançamento e consulta de frequência, registro de aulas, lançamento e consulta das avaliações e fechamento.
Descola Trabalho (App Mobile)
O aplicativo Descola Trabalho*, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, é voltado às empresas de serviços interessadas em realizar obras de manutenção nas unidades escolares.
Currículo+
O Currículo+ é um forte aliado no andamento das aulas, e entender e utilizar essa ferramenta faz toda a diferença. Por conta disso, a plataforma apresenta, desde o final de 2017, algumas novidades.
Trata-se de um novo visual, com maior facilidade para acesso aos mais de 2 mil objetos digitais de aprendizagem e ferramentas digitais, como o “Mentimeter” que permite a elaboração de apresentações com maior interatividade, além de viabilizar a criação e a leitura de enquetes, nuvens de palavras, etc.. Tanto os objetos digitais de aprendizagem quanto as ferramentas disponíveis na plataforma são para uso em sala de aula.
Com o Currículo+, na E.E. Dep. Raul Pilla as aulas de Matemática e Inglês passaram a ser muito mais atrativas. As professoras Priscila Rodrigues de Souza Martins, que leciona Língua Inglesa, e Fernanda Correia Vitorino, que dá aulas de Matemática, se juntaram para a eletiva “Imagine, Crie e Compartilhe”.
A partir do Currículo+, elas juntam os alunos na frente dos computadores e os orientam para que os mesmos criem jogos e desenhos animados. Juntamente com isso, os alunos devem responder algumas perguntas sobre as matérias e, também, utilizar fórmulas para dar vida aos projetos.
A forma de ensinar coopera para que as aulas saiam da mesmice e não se tornem algo monótono. Segundo Antonio Vinicius Marques de Castro Silva, “ele [Currículo+] é bem dinâmico! Então ele ajuda bastante, não fica aquela coisa chata”, completa o aluno.
As professoras concordam com Antonio Vinicius. Para Priscila Martins, “o Currículo+ é extremamente importante porque dentro da plataforma nós temos inúmeras atividades que vêm a tornar as aulas cada vez mais dinâmicas, exemplificando muito melhor o uso, no meu caso da Língua Inglesa, para os alunos no seu cotidiano”, explica. E completa, ao afirmar que a plataforma é “um projeto que visa, realmente, trazer toda essa tecnologia a favor do aluno. Para que eles saibam utilizar a plataforma de uma forma mais significativa, que eles façam o uso de toda essa tecnologia em favor de sua aprendizagem”, finaliza.
Fernanda Vitorino elucida ao afirmar que “essa atividade da nossa eletiva veio para nos ajudar em sala de aula, assim, maravilhosamente, pelo fato de conseguir mostrar para o aluno o mesmo conteúdo que ele aprende em sala de aula de uma forma diferente, com uma estratégia diferente, e usando também as novas tecnologias”, diz a professora de Matemática.
Outra vantagem é a possibilidade de trabalhar com o modelo de dupla produtiva. Fernanda Vitorino evidencia que “às vezes o aluno tem dificuldade na Matemática, mas tem facilidade em trabalhar com aquela tecnologia. Então, na hora que a gente faz essa dupla produtiva eles vão trabalhar juntos, vão discutir, vão trocar ideias sobre isso. E, nessa união, por ele se sentir no mesmo nível que o outro, ele acaba se destacando e se revelando, e indo muito melhor do que iria na sala de aula com giz e caderno”, esclarece.
A Educação do futuro
Todo o investimento da Educação em tecnologia tem o objetivo de tornar a pasta cada vez mais acessível e em diálogo direto com as novas gerações. Para Marcello Caron Saiani, da Coordenadoria de Informação Monitoramento e Avaliação Educacional – CIMA/DETEC/CPLIS, “a Secretaria da Educação deve sempre buscar facilitar a rotina de trabalho dos servidores e aumentar o engajamento dos alunos e da família com a escola. A maneira mais fácil e barata é inovar por meio da tecnologia”, explica.
Vania Meneghelo, da E.E. Valois Scortecci, acredita que “as tecnologias disponibilizadas ajudam no desenvolvimento das aulas e consequentemente na aprendizagem dos alunos. Auxiliam, também, o professor nas pesquisas e preparo das atividades, a construir estratégias”, diz. Em concordância com Vania, a professora Susete de Gouveia, que trabalha na mesma unidade, enfatiza que as tecnologias possibilitam “o uso de metodologias diferenciadas em sala de aula, nas horas de estudo, nas disciplinas eletivas e nas pesquisas solicitadas aos alunos nas aulas interativas”, conta a educadora.
* – Os aplicativos podem ser baixados nas lojas virtuais vinculadas ao sistema operacional do celular de cada usuário.