• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 06/03/2024
Notícia

Teste de inglês: Educação de SP organiza Dia Prontos pro Mundo

Alunos selecionados farão aulas intensivas de inglês e poderão concorrer a mil vagas de intercâmbio para países de língua inglesa em 2025

As escolas estaduais de São Paulo organizam nesta quinta-feira (7) o Dia Prontos pro Mundo. Professores de língua inglesa e gremistas estão sendo convocados a incentivar os estudantes a acessarem o teste de nivelamento do idioma. O teste será realizado online, na plataforma do curso de inglês da empresa vencedora da licitação organizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

A expectativa da Educação é que mais de 40 mil estudantes finalizem os testes que vão determinar se cada aluno está no nível básico, intermediário ou avançado de inglês. A partir disso, os alunos serão encaminhados a turmas de até 20 estudantes de acordo com o seu grau de conhecimento. A Educação também apoiará as escolas com um plantão de dúvidas, disponível das 7h às 18h.

São mais de 70 mil estudantes que cursaram o 9º ano do Ensino Fundamental em 2023 e foram selecionados para as aulas intensivas a partir de suas notas no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, entre outros critérios. A lista dos alunos selecionados está disponível no site da Secretaria da Educação e no portal do programa www.prontospromundo.educacao.sp.gov.br (em Como eu faço para participar).

Esses alunos, representantes das diretorias de ensino de todo o estado, poderão concorrer às 1.000 primeiras vagas do programa de intercâmbio da Seduc. Os embarques estão previstos para o ano de 2025.

“Contamos com o apoio do trio gestor das escolas que ofertam a 1ª série do Ensino Médio. Estamos estimulando os estudantes que atingiram um bom nível acadêmico e frequência escolar, oferecendo mais uma oportunidade de ampliar o seu projeto de vida e o aprimoramento da língua inglesa para que eles possam estar entre os 1.000 jovens que farão o intercâmbio no próximo ano”, comenta o técnico de Desenvolvimento Curricular e Gestão Pedagógica da Secretaria, Bruno Bruneri.

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo terá duração de um semestre letivo, será 100% gratuito, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Entre os países de língua inglesa que podem integrar o intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo estão Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

Além dos alunos, professores da rede estadual também foram selecionados para participar do programa Prontos pro Mundo. Eles poderão concorrer a 100 vagas para um intercâmbio de um mês. A lista dos professores chamados está disponível no portal da Escola de Formação dos Profissionais da Educação (Efape) e no site da Secretaria da Educação.