• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 25/06/2021
Notícia

Trilha de Educação Antirracista destaca a representatividade africana através de jogos de tabuleiro

Programação mensal aborda temas atuais no combate a toda e qualquer forma de discriminação

A importância da representatividade africana na cultura nacional é destaque na edição de junho da Trilha de Educação Antirracista. Promovida pelo Centro de Inovação da Educação Básica de São Paulo (CIEBP), em parceria com a Efape (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo), a programação mensal, que vai ao ar nesta segunda-feira (28), às 13h, traz o resgate histórico e sociocultural dos jogos e a importância deles no processo de ensino e aprendizagem.

O tema “África em jogo. Jogos de tabuleiro originários da África” será debatido e explorado por Débora Garofalo, coordenadora do CIEBP, Simone de Cássia, professora do CIEBP, Naomy Oliveira, diretora DEPEC, e Sheila Aragão, coordenadora pedagógica da Trance Academia. Os professores do CIEBP, Leandro Raphael e Rennan Pardal, complementam a programação com uma edição especial do Mão na Massa “Afro Futurismo – O futuro também é negro”.

A importância de fomentar o debate antirracista é comentada por Débora Garofalo. “Temos a missão de combater qualquer forma de discriminação e ressaltar a importância de uma educação antirracista com o viés da inovação. Desta vez, vamos destacar o resgate histórico e sociocultural dos jogos e sua importância ao processo de ensino e aprendizagem”, diz.

Transmissão via CMSP
A Trilha Educação Antirracista será transmitida ao vivo, simultaneamente, em todos os canais dos estudantes do Centro de Mídias São Paulo (CMSP). Depois, estará disponível no Repositório do CMSP.

Sobre o CIEBP
O espaço é um equipamento que pode ser utilizado por toda a rede estadual para trabalhos com diferentes eixos de inovação que envolva a cultura maker, inovação, empreendedorismo, programação, cultura digital, robótica e fabricação digital a partir de resoluções de problemas. Ele abriga sete espaços: hub de inovação; computação na prática; programação descomplicada; estúdio; cultura digital, prototipagem e criatividade; prototipagem e fabricação digital.

A agenda do CIEBP está aberta para os alunos e professores da rede estadual participarem das trilhas de inovação. Os interessados devem fazer o agendamento pelo email centrodeinovacao@educacao.sp.gov.br ou whatsapp (11) 97544-5056.

O CIEBP funciona de segunda às sextas-feiras, das 9h às 17h, e para sua utilização devem ser respeitados os protocolos de segurança como distanciamento social e uso de máscara. Ele está localizado na Rua Padre Chico, 420, Pompeia, São Paulo, dentro da Escola Estadual Professora Zuleika de Barros Martins Ferreira.