quarta-feira, 06/07/2005

Última edição do Fórum Educador reúne municípios da região metropolitana

Encontro realizado no salão nobre da Secretaria teve a presença de prefeitos, vereadores e educadores Os 39 municípios da região metropolitana de São Paulo participaram hoje, dia 06, da última […]

Os 39 municípios da região metropolitana de São Paulo participaram hoje, dia 06, da última edição do Fórum Regional Governo Educador, na sede da Secretaria de Estado da Educação. Cerca de 60 pessoas, entre prefeitos, vereadores, dirigentes de ensino e educadores tiveram a chance de refletir sobre educação, e também, sobre um modelo de escola mais acolhedor.

Assuntos como a avaliação dos alunos, o treinamento dos professores, o transporte e a merenda escolar e o desenvolvimento de projetos conjuntos com os municípios foram os principais temas discutidos. “Quanto mais a rede estadual estiver próxima da rede municipal, melhor será para todos”, disse o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita.

INVESTIMENTO

Chalita aproveitou para relembrar o compromisso com a formação dos profissionais da educação. “São Paulo é o Estado que mais investe no treinamento de professores. Cerca de 120 milhões de reais por ano. Em seguida vem Minas Gerais, com 20 milhões de reais investidos anualmente.”

OCUPAÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS

Na conversa com os gestores municipais, o secretário aproveitou para dar um aviso aos prefeitos e secretários. “Prédios estaduais desocupados estão à disposição dos municípios que queiram usá-los para a prática de atividades na área de educação. Afinal, nenhum equipamento do Estado pode ficar vazio ou desocupado.”

ABERTURA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Sobre o desenvolvimento conjunto de projetos como o Escola da Família , iniciativa do Governo do Estado que abre as unidades escolares nos finais de semana para a comunidade, Chalita fez questão de incentivar os prefeitos. “Se as escolas municipais também abrirem as portas aos sábados e domingos, vamos ter um ganho e tanto na questão da cidadania e da redução de violência. Fica o convite. Nós entramos com o treinamento e os educadores universitários, e vocês, com o conteúdo pedagógico.”

GIRO PELO ESTADO

A primeira Edição do Fórum Governo Educador foi realizada em março, na Capital, e reuniu mais de 540 municípios, 425 deles representados próprios prefeitos. Depois o encontro ganhou caráter regional, e teve ao todo 11 edições, a partir de abril, nas regiões de Álvares Machado, Piracicaba, Sorocaba, Catanduva, Jaú, Garça, Araçatuba, Ribeirão Preto, Votuporanga, São José dos Campos, Litoral e região metropolitana de São Paulo.

Celso Bandarra