sexta-feira, 27/08/2004

Vice-prefeita de Costa Rica visita Escola Estadual da Zona Leste de São Paulo

Na terça-feira, dia 24, a EE Dom João Maria Ogno, em São Paulo, recebeu a visita da vice-prefeita do município de Oserri, de Costa Rica, Núbia Gamboa Mora. Ela também […]

Na terça-feira, dia 24, a EE Dom João Maria Ogno, em São Paulo, recebeu a visita da vice-prefeita do município de Oserri, de Costa Rica, Núbia Gamboa Mora. Ela também é voluntária de projetos de racionalização de água no país. Durante a visita, Gamboa elogiou os métodos disciplinares usados como ferramenta de trabalho para diminuir o consumo de água no meio ambiente urbano (residências, comércio e escola).

A escola é participante do projeto “Água na Escola”, junto com outras 30 estaduais, 20 particulares e municipais, além de 70 escolas em Costa Rica. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação, da SABESP e da ONG “Água e Cidade – Uso Racional da Água de Abastecimento e a Conservação dos Rios Urbanos”, com patrocínio de empresas privadas do ramo.

No primeiro trimestre, os professores de ciências e biologia das escolas selecionadas passaram por treinamentos para serem multiplicadores dos conceitos em sala de aula. As professoras de Ciências e Biologia da EE Dom João Maria Ogno, Elígia Lombardi, e de Biologia, Carlota Silvana de Monarcha, desenvolveram atividades de cálculo, análise e discussão com os alunos de quinta a oitava séries e do primeiro ano do Ensino Médio.

Comparativamente, os professores detectaram a diminuição de consumo e de valores das contas de água das residências dos alunos após a implantação do projeto, em abril deste ano.

A escola já vem desenvolvendo projetos de sensibilização com seus alunos há três anos. “Durante todo o tempo, a direção da escola promoveu reuniões com pais e alunos e o resultado foi a inclusão da escola no ranking das participantes do projeto de Costa Rita”, comentou a diretora, Florência Iumi.

A escola recebeu da SABESP um novo módulo de atividade composto de seis revistas. Cada revista é referência de trabalho em sala de aula, nas disciplinas de Ciências e Biologia. Nesta segunda etapa, os temas abordados serão: ciclo da água na natureza e composição da água; a importância da água e saúde; tratamento e abastecimento da água (etapas); uso da água (interferências do homem); racionalização da água (uso correto) e legislação (política nacional dos recursos hídricos e códigos da águas).

Paola Martins