sexta-feira, 03/09/2004

Videoconferência aborda o livro “O Perfil dos Professores”

A videoconferência realizada nesta quinta-feira, dia 2, no Salão Nobre da Secretaria de Estado da Educação trouxe a palestrante Maria Fernanda Rezende Nunes, Consultora da Unesco, que ministrou o tema […]

A videoconferência realizada nesta quinta-feira, dia 2, no Salão Nobre da Secretaria de Estado da Educação trouxe a palestrante Maria Fernanda Rezende Nunes, Consultora da Unesco, que ministrou o tema “O Perfil dos Professores”, livro que apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em parceria com vários educadores no Brasil.

A abertura da videoconferência começou com as saudações da professora e coordenadora da Cenp, professora Sônia Silva. Logo depois, os Dirigentes Regionais de ensino ouviram algumas palavras da professora Miriam Abramovay, consultora da UNESCO e vice-coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas no Brasil, que também foi colaboradora na obra. Em seguida, a pesquisadora Maria Fernanda Rezende Nunes deu início à palestra.

Os principais pontos da pesquisa mostram práticas políticas capazes de remediar as impossibilidades do educador brasileiro, investimento nos seus padrões culturais e meios inovadores para seu acesso.

Outro fator também salientado na conferência foi o meio social, econômico e profissional do professor. Essa parte da pesquisa identificou alguns aspectos que podem influenciar no exercício profissional do agente educador, como comportamento ético e expressões juvenis.

Depois da palestra, professores e dirigentes regionais de ensino debateram com os representantes da mesa via videoconferência.

Alexandre Peppe