• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/06/2004
Últimas Notícias

Videoconferência lança aplicativo para organizar acervos Leia Mais e Biblioteca do Professor

Escolas estaduais de ensino médio receberão este mês aplicativo que facilita o dia-a-dia dos responsáveis pela organização dos acervos escolares, coordenadores pedagógicos e ATPs Acontece nesta sexta-feira, dia 4 de […]

Escolas estaduais de ensino médio receberão este mês aplicativo que facilita o dia-a-dia dos responsáveis pela organização dos acervos escolares, coordenadores pedagógicos e ATPs

Acontece nesta sexta-feira, dia 4 de junho, a videoconferência “Organizando os Acervos Leia Mais e Biblioteca do Professor”, que apresentará aos responsáveis pela organização dos acervos escolares, coordenadores pedagógicos e ATPs das escolas de Ensino Médio um novo aplicativo desenvolvido especialmente para a organização dos acervos.

O aplicativo para organização dos acervos Leia Mais e Biblioteca do Professor foi desenvolvido pelo Núcleo de Documentação do CRE, a pedido da Unidade de Gestão de Projetos da SEE/SP. Ele permite às escolas formar um acervo individualizado, pesquisar títulos, gerenciar dados, gerar etiquetas com o número de chamada de cada livro e até extrair um mapa para a organização dos livros nas prateleiras.

As três mil escolas de Ensino Médio receberão CDs com o aplicativo e o manual impresso. O material também estará disponível no site da CRE para download. “Com esse evento esperamos ajudar a solucionar eventuais dúvidas sobre a utilização do programa”, diz a documentalista Mieko Kano,do CRE Mario Covas.

A videoconferência acontece das 10h às 12h e será transmitida a partir da sala de geração da sede da SEE/SP para os 90 pontos de recepção em todo o Estado. Na primeira parte se apresentarão a diretora da Unidade de Gestão de Projetos da Secretaria, Zoara Failla, e a coordenadora da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas), Sônia Maria Silva.

Na seqüência, a apresentação do aplicativo será feita por Mieko Kano e pelo videomaker e apresentador Marcelo Tas (programa “Vitrine”, da TV Cultura). O encerramento será realizado pelo Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita.

Aplicativo facilita dia-a-dia das escolas

Segundo a coordenadora do CRE Mario Covas, Maria Aparecida Magnani, o Aplicativo assegura o rigor técnico do trabalho realizado por profissionais de documentação e coloca à disposição de cada escola uma ferramenta capaz de facilitar a organização dos acervos e o acesso da comunidade escolar aos livros. “A preocupação foi fazer um programa simples, facilmente utilizável por pessoas leigas, mas que ao mesmo tempo atendesse ao máximo às necessidades na hora de pesquisar títulos e organizar os livros nas prateleiras”, explica Maria Aparecida.

O aplicativo está dividido em três módulos: “Formação e Pesquisa” com dados de todos os títulos dos acervos Leia Mais e Biblioteca do Professor, “Gerador de Etiquetas”, permite a impressão de etiquetas com números de classificação, autor, exemplar e volume das obras e “Gerenciamento dos Dados”, que altera ou complementa determinados campos de informação sobre as obras, como edição, data, paginação, resenha, notas e biografia.