• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 15/09/2016
Professores e Funcionários

Videoconferência para educadores trata de tecnologias sustentáveis

Conferência será transmitida na próxima sexta (16), às 13h30, pela Rede do Saber

A Equipe Curricular de Geografia e Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação promove nesta sexta-feira (16), às 13h30, a Videoconferência “Tecnologias Sustentáveis aplicadas na escola e o seu potencial pedagógico”, transmitida pela Rede do Saber. A ação faz parte dos objetivos do Programa Nascentes 2016 e conta com a participação dos consultores em Educação e Sustentabilidade Lívia Ribeiro e Edson Grandisoli, da Reconectta.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A ação é voltada para os Diretores de Núcleo Pedagógico, PCNP “Interlocutores de Educação Ambiental”, PCNP de Geografia, PCNP de Projetos Especiais e Vice-Diretores do Programa Escola da Família, e também para gestores e professores das unidades escolares.

O objetivo da VC é subsidiar o desenvolvimento e acompanhar as ações de Educação Ambiental e Sustentabilidade, articuladas ao Currículo do Estado de São Paulo nas Diretorias de Ensino e unidades escolares, com destaque para os princípios e aplicações práticas da “Permacultura” na escola e algumas tecnologias ambientais, destacando o Projeto Horta, seus cuidados básicos e o potencial pedagógico, além de apresentar exemplos de projetos de educação ambiental e sustentabilidade desenvolvidos na região da DE Piracicaba.

Sustentabilidade na rede

Desde 2015, a equipe de Educação Básica da Secretaria e as 91 Diretorias de Ensino promovem a Campanha “Escola Sustentável parceira do Programa Nascentes”, iniciativa do Governo do Estado, que tem como intuito sensibilizar professores, alunos e comunidade escolar sobre a importância da preservação e restauração ecológica de nascentes e matas ciliares, por meio de conceitos trabalhados no Currículo Oficial do Estado.

Os alunos da rede contam ainda com o programa Horta Educativa, presente nas escolas desde 2013, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp) e a Secretaria da Agricultura. O objetivo é ensinar conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura.