• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 27/05/2021
Notícia

Violência psicológica no meio digital é tema de palestra no Centro de Mídias SP

Canal Desenvolvimento Profissional convida a antropóloga Beatriz Accioly Lins para falar sobre a violência psicológica que pode estar presente nos contextos presencial e virtual

As tecnologias digitais tiveram um papel importantíssimo para determinados setores da sociedade, desde que se fez necessário o distanciamento social, sobretudo no contexto educacional. Por outro lado, o espaço virtual pode representar um ambiente de insegurança e até de violência psicológica. 

Para discutir este assunto, nessa sexta-feira (28), às 15h30, a antropóloga Beatriz Accioly Lins estará presente no Canal Desenvolvimento Profissional, pelo Centro de Mídias de São Paulo, para falar sobre o tema Violência psicológica: do presencial para o virtual. 

Este encontro fecha o ciclo de seis programas destinados a abordar o tema violência psicológica, sob a ótica da Justiça e da Saúde, com o foco no reconhecimento de ocorrências indesejadas e nas orientações para que os profissionais da educação possam intervir de forma adequada em situações que possam revelar algum risco ao bem-estar dos estudantes.

Sobre a palestrante

A antropóloga Beatriz Accioly Lins é a pesquisadora especializada em estudos de gêneros e violência contra mulheres e é membro do Núcleo dede Estudos sobre os Marcadores Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).

Sobre o Canal

O canal Desenvolvimento Profissional apresenta conteúdos inéditos e ao vivo todos os dias, das 14h às 17h, totalizando 15 horas semanais que também ficam disponíveis no repositório do CMSP (app e site). Estes conteúdos têm formato de séries e a concepção e a produção é da Efape.

A curadoria do Canal procura estar em sintonia com as necessidades de formação dos profissionais da rede pública de São Paulo. Além disso, faz uso de recursos tecnológicos de forma contextualizada nas ações próprias e cotidianas dos profissionais da rede da Secretaria de Educação de SP.

Para ver os outros programas, basta clicar nos links abaixo:

Data Nome do Programa Link
21/05 Violência psicológica e violência doméstica Centro de Mídias SP – Repositório
14/05 Consequências da violência doméstica e familiar na saúde Centro de Mídias SP – Repositório
07/05 Marcas da Violência psicológica e suas consequências Centro de Mídias SP – Repositório
30/04 A Importância da Linguagem Inclusiva: Aspectos e consequências  Centro de Mídias SP – Repositório
23/04 Linguagem Neutra: análise crítica sob o aspecto jurídico Centro de Mídias SP – Repositório