quinta-feira, 09/02/2017
Pais e Alunos

Visite a Biblioteca Monteiro Lobato, o maior acervo de literatura infantojuvenil do Brasil

Espaço conta com 90 mil exemplares, sendo alguns disponíveis online

Inaugurada pelo escritor Mario de Andrade, no ano de 1936, quando o mesmo era diretor do Departamento Municipal de Cultura, a atual Biblioteca Monteiro Lobato é a mais antiga em território nacional. Foi criada como Biblioteca Infantil Municipal, mas em 1955 recebeu o nome do autor, como forma de homenagear um dos principais escritores de histórias infantis do Brasil.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A biblioteca conta com um acervo de 90 mil exemplares, constituído por livros de literatura e informação, revistas e material multimídia. E a maior parte dessas obras também está disponível na internet, por meio do Catálogo Online. Além de ter um ótimo ambiente para ler as obras, aqueles que possuem matrícula na instituição ainda podem levar o livro para casa e devolvê-lo quando finalizar a leitura, que deve ser concluída dentro de um prazo pré estabelecido.

A Gibiteca, um espaço dedicado às histórias em quadrinhos, possui cerca de 7 mil exemplares de álbuns, mangás, gibis e RPG. Além disso, pesquisadores, estudantes e interessados em literatura infantil e juvenil podem agendar um horário para ter acesso a obras especializadas.

Programação especial para o Carnaval 2017

Em 2017 o Bloco das Emílias e Viscondes desfila pelas ruas da capital pela 11ª vez. O tema desse ano é “A Pílula Falante do Senhor Caramujo”, história que narra um dos momentos marcantes de Emília, quando a boneca de pano começa a falar.

Os ensaios da bateria já estão a todo vapor, e acontecem ainda nos dias 14, 16, 21, 22 e 23 de fevereiro, a partir das 15h, na praça Rotary, ou na própria Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, localizada na Rua General Jardim, 485, Vila Buarque, em São Paulo.

A garotada ainda pode participar de oficinas para confecção de adereços, sempre acompanhadas por uma boa contação de histórias do Sítio do Picapau Amarelo. As miniaulas acontecem em 10, 15 e 17 de fevereiro, também a partir das 15h, no saguão da biblioteca.

Depois de todo esse preparo, o Bloco das Emílias e Viscondes sairá no dia 24 de fevereiro. A concentração será na praça do Rotary, às 14h, e o desfile deve percorrer o quarteirão formado pelas ruas General Jardim, Doutor Vila Nova, Major Sertório e Doutor Cesário Mota Junior.

Além da programação de carnaval, os interessados podem conferir as atividades especiais, com visita monitorada. O projeto Caminhos da Biblioteca visa apresentar as dependências do local, seu acervo, os serviços prestados e a programação cultural disponível. Para inscrever sua escola ou grupo de alunos, e agendar previamente sua visita, entre em contato pelo e-mail programacaobml@gmail.com, ou pelo telefone 3256-4438.

Também é possível conhecer a exposição Eu, Lobato, que tem curadoria de Oiram Antonini e Nelson Somma Junior. A exibição retrata passagens que José Bento Monteiro Lobato viu e viveu em seus 66 anos de vida. Eu, Lobato tem entrada gratuita, e faz parte da programação permanente da biblioteca, de segunda a sexta, das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h e domingos das 10h às 14h.

Para visitas monitoradas à exposição é necessário agendamento pelo telefone 3256-4438 ou e-mail bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br.