• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 04/09/2017
Ensino Fundamental

Até 2 de outubro, interessados podem se inscrever no Festival AfroMinuto

Com homenagem ao escritor Paulo Lins, a iniciativa acontecerá em paralelo com a FlickSampa

Até o dia 2 de outubro, estudantes da rede estadual podem se inscrever para a 2ª edição do Festival AfroMinuto. Em 2017, a festividade irá homenagear a vida e a obra do escritor Paulo Lins. A iniciativa é da Faculdade Zumbi dos Palmares, que já divulgou o regulamento. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site da FlinkSampa.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O objetivo do Festival é estimular a cultura negra por meio de material audiovisual que promova a diversidade étnico-racial brasileira junto aos alunos de instituições públicas e privadas. Para se inscrever, as instituições devem primeiramente postar o vídeo produzido no Youtube, com o status de privacidade não listada ou pública. Posteriormente devem preencher o formulário de inscrição no site da FlikSampa, menu AfroMinuto. Cada escola pode participar com apenas 1 vídeo nas seguintes categorias do concurso: Ensino Fundamental I; Ensino Fundamental II; e Ensino Médio.

Os subtemas da 2ª edição do Festival AfroMinuto foram estipulados em: luta contra a opressão; liberdade de expressão; liberdade; justiça; combate ao racismo; promoção da igualdade racial; e cultura negra. Os vídeos apresentados não precisam, necessariamente, tratar sobre Paulo Lins, mas fatos da sua vida e obra poderão ser retratados. Outros personagens e acontecimentos da história podem ser utilizados, bem como histórias autorais. No entanto, devem, obrigatoriamente, retratar os subtemas descritos acima.

Cada equipe deverá ser formada por um professor ou responsável, com no mínimo 1 (um) e no máximo 5 (cinco) alunos. É importante que os responsáveis pelo projeto se atentem às devidas autorizações para uso de imagens e sons, tendo em vista que o Festival AfroMinuto é destinado a conteúdos originais produzidos exclusivamente para essa finalidade.

Os filmes inscritos poderão ter no máximo 1 (um) minuto de duração, excluindo-se os créditos, e deverão ser captados através do uso de aparelhos de telefone celular ou câmeras digitais domésticas que apresentem uma boa qualidade de imagem e som.

Premiação

Serão premiados e certificados os 5 (cinco) filmes selecionados pela Comissão Técnica Final. A entrega da premiação será feita durante a FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – que acontecerá entre os dias 19 e 21 de novembro de 2017. Os vencedores de cada categoria deverão comparecer ao evento realizado pela Faculdade Zumbi dos Palmares, na cidade de São Paulo, em data e local a serem comunicados, para que recebam a premiação.

Alunos e professores que estiverem entre os cinco receberão um certificado e um aparelho e-reader, cada. A escola vencedora, além do certificado de participação, ganhará uma cinemateca, composta por 1 (um) mini projetor, 1 (um) aparelho DVD, além de livros de literatura afro-brasileira.