quinta-feira, 09/03/2017
Pais e Alunos

Desenho de aluno da rede estadual de SP será mascote do projeto ‘gestão democrática’

Trabalhos de estudantes podem ser feitos em grupo ou individualmente

A Secretaria da Educação de São Paulo está à procura de uma mascote para o projeto Gestão Democrática. O autor ou autores do desenho serão estudantes selecionados em concurso aberto nesta semana na rede. Serão, ao todo, três fases – escola, diretoria de ensino e estado. Os 10 semifinalistas serão avaliados em uma votação online aberta no Portal da Educação. O grande vencedor será conhecido no dia 30 de junho e estampará site e materiais do projeto (veja calendário abaixo). Os formulários e o edital completo estão disponíveis aqui.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Criado em 2016, o grupo de trabalho tem como foco modernizar a legislação do Grêmio Estudantil, Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres. A primeira ação foi a elaboração de um questionário aberto a estudantes, professores, família e servidores. Entre novembro e dezembro foram quase meio milhão de participantes. Neste ano estão previstas reuniões locais nas 5 mil escolas da rede e regionais.

Regras do concurso Mascote

Os estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA interessados devem criar um desenho inédito, sem ajuda de estereótipos (cópia ou modelo pronto) e linguagem verbal. O trabalho pode ser feito em grupo de até 3 pessoas ou individualmente. Para isso, os candidatos podem optar por pinturas com lápis de cor, guache, hidrocor, aquarela, pastel, nanquim, crayon ou cera.

O desenho também deve ser acompanhado por um texto sobre o conceito da obra e um “Diário de Bordo”, com o registro das etapas do processo de criação.

Os 10 desenhos finalistas, na fase estadual, receberão certificado de participação no Concurso de Desenho – Mascote. Além do diploma, os três finalistas ganharão um passaporte para visita aos Museus de São Paulo. Escolas e professores também serão premiados com livros e troféus.

Fase

Período

Divulgação do regulamento

A partir de 7 de março de 2017

www.educacao.sp.gov.br/gestademocratica  www.crmariocovas.sp.gov.br

Fase ESCOLA

Até 05 de maio de 2017

Encaminhamento dos desenhos selecionados na escola para a Diretoria de Ensino.

Fase DIRETORIA DE ENSINO

Até 31 de maio de 2017

Encaminhamento dos desenhos selecionados nas Diretorias de Ensino para a SEE/EFAP/CRE Mario Covas

Fase SEE – FINAL