• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 06/09/2013
Ensino Integral

Educação convoca educadores interessados em atuar no ensino integral em 2014

Ampliação do ensino integral foi anunciada durante inauguração de escola nessa sexta-feira (6)

Nesta sexta-feira (6), o governador Geraldo Alckmin e secretário da Educação, professor Herman Voorwald inauguraram a E.E. Jardim Nossa Senhora Aparecida II, no Jaraguá, zona oeste da capital. Na ocasião, também foram anunciadas novidades para os programas que oferecem jornada ampliada de estudos aos alunos das escolas estaduais de São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Um dos anúncios trata do chamamento para dois mil gestores e professores que queiram atuar nas escolas de tempo integral a partir do próximo ano. A medida faz parte das ações da Secretaria da Educação para a ampliação do atendimento em tempo integral. 

“Esses professores já pertencem na rede e optarão por trabalhar em uma única de ensino integral. As inscrições começam dia 11 setembro e vão até dia 4 de outubro no Portal da Secretaria”, explicou o secretário da Educação.

Para 2014, a Educação irá aumentar em 40% o número de alunos beneficiados por iniciativas que estendem o período de permanência dos jovens nas escolas. Atualmente, 419 mil estudantes são atendidos por esses programas, número que saltará para 596 mil no próximo ano.

“Devemos chegar o ano que vem somando quase 600 mil alunos na Escola de Tempo Integral, VENCE e o Centro de Línguas”, disse o governador Geraldo Alckmin.

Chamamento de professores

Entre 11 de setembro e 4 de outubro, estarão abertas as inscrições para gestores e professores efetivos e estáveis interessados em ingressar nas escolas que oferecem o novo modelo tempo integral. Os cadastros poderão ser realizados no Portal da Educação.

São duas mil vagas para professores e gestores, que atuarão em regime de dedicação exclusiva, totalizando 40 horas semanais, e para isso recebem gratificação de 75% sobre o salário-base.

Ampliação do atendimento ao aluno em Tempo Integral

Em 2013, cerca de 419 mil alunos da rede estadual fazem parte dos programas VENCE, o novo modelo de Escola em Tempo Integral, os Centros de Línguas (CELs) e outras iniciativas. Essas ações garantem educação integral aos estudantes da rede. A meta da Secretaria da Educação é alcançar 596 mil estudantes, até o final do próximo ano, totalizando um aumento de 40%.

No programa VENCE, os alunos cursam o Ensino Médio e o Ensino Técnico ao mesmo tempo. Atualmente, 57 mil estudantes são atendidos. A expectativa é de comtemplar mais de 100 mil alunos em 2014.

O novo modelo de Escola de Tempo Integral está presente em 69 unidades. No próximo ano, 178 escolas oferecerão esse modelo, alcançando 50 mil alunos, e esses números podem ser ampliados. 

Já, as unidades do Centro de Línguas (CELs), que oferecem cursos de espanhol, japonês, alemão, entre outros idiomas, abrirão 87 mil novas vagas.

Além destes programas, a Secretaria conta com uma série de projetos que oferecem oficinas, atividades culturais e formação extracurricular que beneficiarão 368 mil estudantes no próximo ano.